A mamoplastia de aumento com próteses de silicone
Quando considerar o aumento com prótese de silicone?
A cirurgia de prótese de silicone aumenta ou restaura o tamanho da mama utilizando implantes de silicone.
Considerado um dos procedimentos de cirurgia estética mais populares e realizados, a mamoplastia de aumento tem um histórico longo e bem-sucedido em satisfazer as mulheres que desejam melhorar, recuperar ou restaurar o equilíbrio de sua aparência.
Do ponto de vista da Dra. Júlia Melo, o objetivo final do aumento dos seios é melhorar as proporções naturais de uma paciente e criar um perfil de mama mais simétrico e esteticamente agradável, mas o procedimento é adaptado para satisfazer as necessidades individuais de uma mulher, obviamente considerando os padrões e simetrias estéticas.
Não há uma paciente de aumento de mama “típico”, e as mulheres optam por fazer o procedimento por muitas razões diferentes – ter seios maiores é apenas um deles.
O aumento de mama com prótese de silicone é um dos procedimentos mais eficazes para corrigir a assimetria da mama visível e os implantes mamários podem ser usados para ajudar a corrigir deformidades em mamas tuberosas. Caso a paciente tenha uma ptose (queda da mama) leve, ela pode ser melhorada apenas através do aumento, já a ptose moderada a grave pode precisar de uma mastopexia (lifting de mamas) associada.
São, também, objetivos comuns de aumento mamário:
- Melhorar a forma e volume da mama;
- Melhorar a imagem corporal, simetria e equilíbrio;
- Melhorar o ajuste as roupas;
- Fornecer a aparência de uma mama levantada;
- Rejuvenescimento após deflação pós-parto da mama.
Quando considerar o aumento com prótese de silicone?
Se você quer uma aparência mais adequada ou mais atraente ou deseja que suas roupas se encaixem melhor. Quando a gravidez, perda de peso ou envelhecimento afetam o tamanho e a forma dos seios ou quando se quer corrigir a assimetria mamária. Se você está em boa saúde, tem uma atitude positiva e expectativas realistas, você é um bom candidato a esse procedimento.
Afinal, o que é R24R?
A recuperação em 24 horas foi desenvolvida há mais de 20 anos pelo Dr John Tebbetts em Dallas, nos Estados Unidos.
A técnica é segura e segue um protocolo que deve ser cumprido:
- Educação pré-operatória e escolha adequada do implante;
- Anestesia sem ressaca;
- Técnica cirúrgica modificada para menor sangramento e diminuição da dor;
- Medicamentos específicos no intra e pós-operatório;
- Exercícios de relaxamento muscular;
Na R24R, as pacientes podem movimentar os braços, dirigir, lavar os próprios cabelos, segurar pesos de até 15 quilos e fazer outras atividades de rotina sem incômodos após 24 horas do procedimento.
O diferencial da técnica começa na escolha da prótese de acordo com o desejo e das características de cada paciente. Com a prótese escolhida é realizado um planejamento minucioso, incluindo as incisões, posição da prótese, confecção da loja, posição do músculo e do sutiã interno.
O procedimento cirúrgico em si é cuidadoso, seguimos um protocolo com 14 pontos de segurança. Entre eles, evitamos sangramentos, procurando cauterizar previamente os vasos sanguíneos, a técnica é atraumática, com material específico, utilizamos funil para introdução delicada da prótese, não utilizamos moldes nem drenos e fechamos a loja em camadas.
Para quem é indicada a R24R?
A R24R é indicada para mulheres que desejam uma recuperação mais rápida, necessitando voltar mais rapidamente às suas atividades rotineiras. Também é indicada para mulheres sensíveis a dor e com receio de um pós-operatório traumático. A técnica R24R tem muitos benefícios, é uma técnica bem estabelecida e segura. Certifique-se que seu cirurgião é habilitado a realizá-la.
A consulta inicial
Durante a consulta inicial, você terá a oportunidade de discutir seus objetivos e desejos. A Dra. Júlia Melo irá avaliá-la como uma candidata para aumento de mama e esclarecer o que este procedimento pode fazer por você. Compreendendo seus objetivos e condição médica, tratamentos alternativos e adicionais podem ser considerados.
O seu histórico médico completo deverá ser discutido na consulta inicial, incluindo informações sobre cirurgias anteriores, condições médicas atuais e passadas, uso de medicamentos, alergias, histórico familiar e resultados atuais do exame de mamografia. Suas mamas serão examinadas, medidas e a Dra. Júlia Melo irá tirar fotos para o registro médico e simulação 3D, para auxiliar na escolha da prótese ideal. Serão considerados o tamanho e a forma atuais dos seus seios, o tamanho e a forma desejada, a qualidade e quantidade de tecido mamário, a qualidade da pele e a posição dos mamilos e aréolas. Caso os seios estejam caídos, seja pela idade ou perda de peso, uma mastopexia pode ser realizada associada ao procedimento.
Se você está planejando perder uma quantidade significativa de peso ou engravidar, certifique-se de dizer isso durante a consulta inicial. Pode ser recomendado que você aguarde algum tempo antes de se submeter a cirurgia, pois estas condições podem afetar o resultado da cirurgia a longo prazo.
Na consulta inicial, também, a Dra. Júlia Melo discutirá com você sobre todas as abordagens e associações possíveis para o seu procedimento, sobre o resultado que pode ser esperado, os riscos e complicações, as opções de anestesia, hospital e todos os custos que estarão envolvidos no procedimento de colocação de próteses.
Escolha do tipo de prótese de silicone
Nunca houve um melhor momento para se submeter à uma mamoplastia de aumento com prótese de silicone, pois temos mais opções do que nunca para ajudá-la a personalizar seu novo visual.
Se você gostaria de mais curvas ou apenas um pequeno aumento, há sempre uma opção para você. Aqui estão algumas opções que você pode esperar durante o processo de consulta:
Forma: Os tipos de prótese de silicone podem ser classificados de acordo com a forma: redondo, cônico e anatômico. A Dra. Júlia Melo irá ajudá-lo a escolher o formato com base nas suas proporções existentes e seus objetivos. Pacientes com mama tuberosa e polo inferior curto tem uma indicação excelente para o uso de próteses anatômicas, além das pacientes que desejam resultados mais naturais. Pacientes que desejam mamas redondas e marcadas tem indicação para próteses redondas.
Perfil: As próteses são classificadas em perfis de acordo com a sua projeção (a distância da base até o ponto de maior projeção). Ao contrário do que muitos pensam, a maior projeção não aumenta o colo no sentido superior, na verdade aumenta a projeção das mamas para frente. Considerando uma mesma base, trabalhamos com 4 tipos de perfil: baixo, moderado, alto e super alto. Quanto menor o perfil mais natural o resultado da cirurgia. É importante analisarmos o formato da mama, elasticidade da pele, base do tórax e posição das aréolas para escolhermos a projeção mais adequada.
Volume: Os implantes mamários com prótese de silicone variam muito em volume. Muitos pacientes necessitam de implantes mamários de volumes diferentes para cada mama; isto ajuda a alcançar a melhor simetria possível. O volume que você escolhe depende do tamanho do seu seio, seus objetivos pessoais e as recomendações serão discutidas pela Dra. Júlia previamente à cirurgia em uma consulta de avaliação no consultório onde serão tiradas fotos e analisado meticulosamente as medidas e necessidades através da simulação 3D.
Superfície: Existem próteses texturizadas, lisas e revestidas por poliuretano. A prótese texturizada tem taxas de contratura menores em um plano subglandular, menor migração e rotação do implante. A colocação do implante de prótese de silicone em uma loja submuscular equilibra o risco de contratura entre as superfícies lisa e texturizada. Já a superfície lisa forma um invólucro mais fino e tem taxas de contratura ligeiramente mais altas na loja subglandular. O implante revestido por poliuretano possui taxas de contratura baixa e são geralmente utilizados em planos subglandulares devido sua alta aderência. A Dra Júlia tem preferência pelo uso de implantes microtexturizados.
Planos da loja:
Subglandular: Vantagens:
- Boa projeção e forma;
- Evita a distorção em pacientes musculosas ou ativas.
Desvantagens:
- Maior frequência de contratura;
- Margens do implante podem ser palpáveis em pacientes com cobertura parenquimal fina. (pacientes muito magras).
- Maior alongamento do polo inferior da mama (a aréola fica posicionada mais alta e a distância da aréola até o sulco da mama aumenta).
- Hipermobilidade das próteses.
- Subpeitoral: Vantagens:
- Frequências de contratura baixa;
- Cobertura de tecido mais espessa;
- Boa preservação da sensibilidade do mamilo.
- Menor alongamento do polo inferior com manutenção da projeção do colo.
Desvantagens:
- Maior possibilidade de deslocamento lateral ao longo do tempo.
- Mamas podem se contrair durante a contração do músculo peitoral;
- Próteses podem ficar altas, com ptose (queda) do tecido mamário por cima das próteses, conhecido como snoop nose ou waterfall.
Plano duplo (dual plane):
O plano duplo une as vantagens dos dois planos. A cobertura subpeitoral do polo superior proporciona uma cobertura de tecido mais espessa. Como o polo inferior da prótese fica subglandular, aumenta a interface implante-parênquima, que expande o polo inferior e diminui a formação da deformidade de waterfall.
Também procura diminuir o deslocamento do implante, e tem menor contração das mamas com a contração do músculo peitoral.
Grip plane:
Através do curso R24R e Mastogrip com o Dr. Thiago Cavalcante em Balneário Camboriú, a Dra. Júlia se aprimorou no chamado Grip Plane que se trata do plano Dual Plane com maior suporte lateral e estabilização da prótese, na tentativa de obter um colo mais marcado, se for o desejo da paciente.
Fatores que influenciam o tamanho e o tipo de procedimento recomendado para você incluem:
- Histórico médico;
- Metas para o aumento dos seios;
- Tecido mamário existente;
- Preferências relacionadas ao tamanho e ao posicionamento da incisão.
O objetivo da Dra. Júlia Melo e equipe é ajudá-lo a alcançar os melhores resultados e a tornar sua experiência cirúrgica tão fácil, segura e confortável quanto possível.
Preparo para a cirurgia de implante com prótese de silicone
A Dra. Júlia Melo fornecerá instruções pré-operatórias completas e responderá todas as dúvidas que você possa ter. É importante que se faça um histórico médico detalhado e realize um exame físico para determinar sua aptidão para a cirurgia.
Será necessário que o paciente pare de fumar pelo menos seis semanas antes de se submeter à cirurgia para promover uma melhor recuperação. Evite tomar aspirinas e medicamentos anti-inflamatórios. Independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada, a hidratação é muito importante antes e após o procedimento para uma recuperação segura. A nutrição é parte importante de um bom pós operatório.
Evite bebida alcoólica 5 dias antes e 15 dias depois da cirurgia. Tenha uma alimentação rica em proteínas entre 7-10 dias antes da cirurgia.
- Suspenda o uso de anticoncepcionais orais por 10 dias antes da cirurgia. DIU e Injetável normal.
- Suspenda o uso de anabolizantes por 3 meses antes da cirurgia.
- Não realizar qualquer procedimento dentário ou mucosas nos primeiros 45 dias. Avisar o seu médico primeiro, e este orientará como fazê-lo se for essencial.
O jejum pré-operatório é de 8h.
A cirurgia
No dia da cirurgia, leve roupas confortáveis, leves e fáceis de vestir. A paciente deve levar todos os seus exames impressos ao centro cirúrgico.
Também deverá portar consigo um sutiã pertinente ao procedimento.
É importante lembrar dos itens de higiene pessoal. Porém, evite objetos de valor pois não há membros da equipe da Dra Júlia no quarto durante a realização da cirurgia.
Evitar passar hidratante nas 24hrs anteriores a cirurgia para não atrapalhar a marcação cirúrgica.
A marcação cirúrgica é feita antes da cirurgia, e a Dra. Júlia irá confirmar com você o tamanho da prótese e planejar as incisões.
Um funcionário lhe acompanhará até o centro cirúrgico onde o anestesista dará início a preparação.
Medicamentos serão administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. No nosso protocolo de recuperação rápida optamos pela anestesia geral venosa total, que é a anestesia mais segura para esse procedimento. A paciente se encontra totalmente monitorizada, inclusive com o BIS que monitora seu nível de consciência. O despertar da desta anestesia é mais tranquilo e com menor incidência de enjoo e vômitos, assegurando uma recuperação mais confortável e rápida.
Após a limpeza e colocação de campos, no sulco da mama, é realizada uma incisão de aproximadamente 4 cm. Quando se levanta o tecido mamário e o músculo peitoral maior, cria-se uma loja na área da mama e se coloca o implante. Nossa preferência é o plano Grip Plane, pelas vantagens que ele apresenta.
Uma opção para complementar a colocação de próteses de silicone é a enxertia de gordura, um processo no qual o cirurgião retira gordura da paciente, usando lipoaspiração, de uma parte do corpo que tenha gordura (como abdomen, coxas ou flancos), e injeta em suas mamas para simetrizar ou melhorar o contorno e formato das mamas.
Após a colocação das próteses mamárias, serão usadas suturas para fechar as incisões cirúrgicas. Utilizamos, rotineiramente o fia farpado para a confecção do sutiã interno, que ajuda a fixar o sulco da mama na posição correta, dando melhor sustentação à prótese. Esse mesmo fio é utilizado para fechar as camadas, e finalmente, a pele, é fechada com um fio inabsorvível que não precisa ser retirado.
Utilizamos um curativo estéril e impermeável. Você não precisará trocar curativos, e poderá tomar banho no mesmo dia do procedimento cirúrgico.
Utilizamos um sutiã macio que será colocado após o procedimento e utilizado nos primeiros 15 dias. Após esse período você poderá utilizar o sutiã da sua preferência.
Imediatamente após a cirurgia é comum uma sensação de pressão nas mamas. A Dra. Júlia Melo prescreverá algumas medicações para amenizar todo o incomodo que o pós-operatório poderá trazer, além de orientar exercícios de elevação dos braços que ajudarão na drenagem linfática das mamas, reduzindo o desconforto.
A dieta é iniciada logo após o retorno ao quarto, ainda no hospital, antes da alta.
Você pode esperar caminhar por conta poucas horas após a cirurgia e, depois de um curto período de observação, você pode ter permissão para ir para casa, a menos que seja orientado a permanecer por mais algum tempo no hospital para observação e repouso.
Cuidados com o silicone
Uma vez que você tenha implantes mamários, você deve manter em mente que deverá realizar mamografias, ultrassons ou ressonâncias magnéticas periodicamente para acompanhamento médico. Nestes exames serão detectados rupturas e anormalidades, que, na maioria das vezes, não são possíveis de se detectar na consulta médica comum.
Futuras gravidezes ou mudanças de peso podem afetar os resultados, e uma cirurgia secundária pode ser necessária para corrigir as alterações.
Nada pode parar o processo normal de envelhecimento; ao longo do tempo, o tecido mamário mudará. Você pode ajudar a evitar flacidez desnecessária usando um sutiã com suporte adequado para seu nível de atividade.
Tempo de recuperação da mamoplastia de aumento
Você deve poder caminhar sem assistência imediatamente após a cirurgia de colocação de próteses. É muito importante que você caminhe alguns minutos a cada poucas horas para reduzir o risco de formação de coágulos sanguíneos nas pernas.
É de vital importância que você siga todas as instruções de cuidados fornecidas pela Dra. Júlia Melo. Isso incluirá informações sobre o uso de roupas de compressão, tomar um antibiótico se prescrito e realizar apenas o nível e tipo de atividade consideradas seguras para o pós operatório. Também serão fornecidas instruções detalhadas sobre os sintomas normais que você experimentará e quaisquer possíveis sinais de complicações. É importante perceber que a quantidade de tempo que leva para a recuperação varia muito entre os indivíduos.
Protocolo R24R:
- Atividades aeróbicas que elevam a frequência cardíaca acima de 100 bpm (batimentos por minuto) devem ser suspensas por 15 dias.
- Não levantar peso com braços e pernas (musculação) por 21 dias.
- É permitido levantar e segurar crianças e até 15kg.
- Caminhar está liberado após 24 horas.
- Corrida e bicicleta após 3 semanas.
- Exercícios com pesos após 30 dias.
- Crossfit e esportes com contato apenas após 6 semanas.
- Permitido dirigir após 24h.
A Dra. Júlia Melo instrui seus pacientes a manterem contato. Para a segurança, bem como o resultado mais bonito e saudável, é importante retornar ao consultório para o acompanhamento pós-operatório e sempre que você perceber quaisquer alterações nos seios. Não hesite em contatá-la quando tiver dúvidas ou preocupações.
Segurança
É importante que as mulheres com implantes mamários tenham em mente que, enquanto os implantes mamários se destinam a durar muitos anos, a substituição pode ser necessária. Após a cirurgia de implante mamário, você deve se submeter à um exame periódico monitorar seus implantes.
Os implantes de mama preenchidos com gel de silicone foram submetidos a um exame minucioso durante anos, mas depois de coletar pesquisas e dados detalhados e meticulosos, a FDA (Food and Drug Administration-Agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) os aprovou para uso em cirurgia plástica de aprimoramento mamário, não encontrando vínculo entre próteses de silicone e doença do tecido conjuntivo, câncer de mama ou problemas reprodutivos.
Linfoma Anaplásico de Células Grandes Associados a Implantes (BI-ALCL) da mama é um tipo muito raro e tratável de linfoma que pode se desenvolver em torno de implantes mamários. De acordo com os dados mais recentes, o risco de associação entre os implantes mamários e ALCL é extremamente baixo. Em um estudo de março de 2015 publicado no Plastic and reconstructive Surgery foram identificados 173 pacientes através de uma revisão da literatura mundial com BI-ALCL desde o relato de caso inicial em 1997.
A maioria dos pacientes que desenvolveu BI-ALCL teve um excelente prognóstico após a remoção cirúrgica dos implantes mamários e da cápsula de tecido cicatricial. O seguimento contínuo depois de qualquer cirurgia de implante mamário é sugerido e importante para a saúde do paciente, mas os pacientes que notarem dor, caroços, inchaço, coleções líquidas ou mudanças inesperadas na forma da mama, incluindo assimetria, deverão contatar o seu cirurgião plástico.
As técnicas cirúrgicas para o aumento mamário e todos os implantes mamários são continuamente refinados, aumentando a segurança e a confiabilidade do procedimento. A Dra. Júlia Melo lhe fornecerá as informações necessárias para tomar uma decisão informada.