O que você precisa saber sobre as técnicas e tecnologias associadas a Lipoaspiração?
A cirurgia plástica avançou muito nos últimos anos em relação às tecnologias e técnicas cirúrgicas.
Nas redes sociais nos deparamos diariamente com termos como LIPO HD, LIPO LAD, Vibrolipo, Vaser, Renuvion, dentro outros.
Mas, então, o que você precisa saber sobre as técnicas e tecnologias associadas a Lipoaspiração?
Vem comigo que te ajudo a entender.
A Lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, realizado em ambiente hospitalar, no qual é retirada uma quantidade de tecido gorduroso através de cânulas específicas.
A cirurgia de lipoaspiração foi uma das cirurgias que mais evoluiu nos últimos anos, associada a diversas tecnologias agora amplamente disponíveis.
Vibrolipoaspiração
A vibrolipoaspiração se trata da utilização de um dispositivo elétrico que vibra enquanto aspira. A vibração torna o procedimento mais rápido e confortável para o cirurgião.
Possibilita uma aspiração mais regular e segura, com menos trauma.
VASER
O VASER, ou lipoaspiração ultrassônica é a utilização de um aparelho que emite ondas de ultrassom capazes de quebrar a gordura, antes dela ser aspirada. A liquefação da gordura proporciona uma maior rapidez e eficácia da sucção realizada sempre após a utilização do VASER, diminuindo a possibilidade de irregularidades.
A lipoescultura é a cirurgia onde se faz a lipoaspiração de diversas áreas, remodelando o corpo. Além disso pode ser realizada a lipoenxertia que é a utilização da gordura aspirada para aumentar o volume e melhorar o contorno de outras áreas, como o bumbum por exemplo.
Lipo HD
A Lipo HD é o mesmo que LAD ou lipodefinição. Nessa técnica a gordura é aspirada de maneira a destacar os grupamentos musculares, dando um resultado atlético e natural.
Para esse procedimento é importante que o paciente mantenha dieta e uma rotina de exercícios físicos.
Existem alguns aparelhos que são utilizados após a lipoaspiração para tratar a flacidez da pele, quando leve a moderada.
Renuvion e o Bodytite
Dentre eles destacam-se o Renuvion e o Bodytite.
O Renuvion libera gás hélio e radiofrequência, criando um fluxo de energia que pode alcançar 85ºC sob a pele, mas que é rapidamente resfriado pelo gás hélio.
Através da energia aplicada sob a pele há retração do tecido conectivo, retraindo a pele e estimulando a produção de colágeno, que tem seu efeito máximo 9 meses após o procedimento cirúrgico.
Após a realização dos curativos temos utilizado a técnica do Taping, feito pela nossa fisioterapeuta ainda no centro cirúrgico.
O taping é uma bandagem elástica e contensiva. Ele é utilizado imediatamente na pele do paciente após a realização da cirurgia, aplicado, inclusive, antes da colocação do modelador.
A utilização do taping ajuda no controle do edema (inchaço), melhora a drenagem linfática, diminui as equimoses (roxos) e traz mais conforto no pós-operatório.