O que é miniabdominoplastia
A miniabdominoplastia é uma cirurgia plástica para tratamento da flacidez abdominal.
Muitos pacientes acreditam que a miniabdominoplastia é uma abdominoplastia menos invasiva e com o comprimento menor da cicatriz horizontal, mas não necessariamente.
Qual é a diferença entre a mini abdominoplastia e abdominoplastia
A principal diferença entre a mini e abdominoplastia clássica é a cicatriz umbilical.
Na abdominoplastia clássica, as pacientes apresentam uma flacidez importante em toda a parede abdominal, ou seja, acima e abaixo da cicatriz umbilical.
Dessa forma, precisamos recortar a cicatriz umbilical para “descer” a pele acima dela, esticando-a, melhorando a flacidez, retirando na cicatriz inferior, o excesso de pele de todo abdome.
O comprimento da cicatriz horizontal inferior vai depender da flacidez e excesso de pele nessa região. Pacientes nas quais a flacidez se estende aos flancos, terão cicatrizes maiores.
Já na miniabdominoplastia, as pacientes apresentam pouca ou nenhuma flacidez acima da cicatriz umbilical. A queixa é do excesso de pele abaixo do umbigo, principalmente acima das cicatrizes de cesariana.
Assim, não é necessário recortar o umbigo para “descer” a pele que está acima dele. Ele pode permanecer na mesma posição, ou ser refixado um pouco mais abaixo, porém sem necessidade de se recortar o umbigo ou fazer um novo umbigo. A paciente não fica com cicatriz aparente no umbigo.
A flacidez vai ser tratada retirando pele apenas na cicatriz horizontal inferior, mas veja bem que o comprimento dessa cicatriz depende apenas da flacidez nessa região.
Nas duas cirurgias é possível corrigir a diástase dos músculos reto abdominais e pode-se associar também a lipoaspiração para melhorar o contorno corporal.
Recuperação da miniabdominoplastia
A recuperação da miniabdominoplastia é bem parecida com a da abdominoplastia clássica. É necessário repouso, utilização de cintas modeladoras, drenagem linfática e curativos.
Resultados finais da miniabdominoplastia
Os resultados são vistos a partir de 6 meses, até 1 ano após a cirurgia.
Apesar de recortamos o umbigo para melhora da flacidez acima deste na abdominoplastia clássica, utilizamos cicatrizes discretas, posicionadas dentro do umbigo, para alcançarmos resultados naturais e agradáveis nessa cirurgia, assim como alcançamos na miniabdominoplastia.