O que é lipo de papada?
A papada é algo que incomoda muito, principalmente ao nos vermos de perfil.
É importante observar que algumas características da face e do pescoço podem evidenciar mais ou disfarçar a temida papada.
Pessoas que tem pouca projeção do osso da mandíbula tendem a ter mais papada, porque a mandíbula bem projetada acaba “esticando” a pele dessa região, deixando o contorno inferior do rosto mais definido e mais bem marcado. Tanto na região do ângulo da mandíbula, quanto do queixo. Então muitas vezes, nesses pacientes a lipoaspiração da papada não vai resolver.
As opções, nesses casos, são tentativas para aumentar a mandíbula, seja com preenchimentos, implantes ou até cirurgia ortognática, dependendo do nível de retração da mandíbula.
Quando a papada ocorre por excesso de tecido gorduroso abaixo do mento, e para isso precisamos avaliar a prega cutânea que se forma quando fazemos uma “pinça” com os dedos nessa região, a lipoaspiração dessa gordura está bem indicada. Se não houver uma flacidez importante da pele, após a aspiração ocorre a diminuição do tecido gorduroso e retração da pele, melhorando o contorno dessa região.
Quando, além do excesso de gordura, a papada ocorre por flacidez da pele, seja por envelhecimento ou emagrecimento, existem tecnologias para melhoria da qualidade da pele e retração da papada.
Temos procedimentos menos invasivos como aplicação de bioestimuladores, ultrassom microfocado, indicados para graus mais leves e flacidez, e procedimentos cirúrgicos, para flacidez mais acentuada.
Dentre os procedimentos cirúrgicos destacamos a utilização do Renuvion na papada. Após a cirurgia plástica de lipoaspiração, pelo mesmo orifício é aplicado uma associação de plasma com radiofrequência que estimula a retração da pele e a produção de colágeno. Pode haver uma retração da pele de 30 a 80 porcento, a depender das características individuais de cada paciente.