Muitas mulheres sonham em colocar prótese de silicone para aumentar as mamas. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo.
Porém uma parcela grande de mulheres se queixa exatamente do contrário: gostariam de reduzir o tamanho das suas mamas. O excesso de tecido mamário pode causar muito desconforto, tanto para saúde física, quanto para a saúde mental feminina.
O peso excessivo nas mamas pode gerar dores na coluna cervical e torácica. Praticar exercícios físicos pode ser mais difícil com mamas pesadas. Sutiãs reforçados podem ser necessários, e as alças muitas vezes machucam os ombros. Escolher roupas se torna uma tarefa difícil, principalmente roupas de banho e roupas de festa, que costumam ter alças finas e corpetes que não conseguem sustentar o peso das mamas.
Quando a hipertrofia mamária se torna um transtorno há indicação de se realizar uma Mamoplastia Redutora, na qual diminuímos o tamanho das mamas, retirando tecido glandular, gordura e pele.
Mulheres muito jovens podem sofrer com o peso das mamas. Não há contraindicação em realizar essa cirurgia na adolescência, quando indicada para melhora da qualidade de vida da paciente. Orientamos que seja feita idealmente 3 anos após a primeira menstruação, com autorização dos pais e entendimento dos processos pela paciente.
A redução de mama não necessariamente impedirá uma futura amamentação, mas é importante informar que há uma possibilidade de não conseguir amamentar no futuro, e isso só será sabido quando se tentar.
Nessa cirurgia, além de reduzir o peso das mamas, podemos diminuir as aréolas, que muitas vezes estão aumentadas, e reposicioná-las quando estão caídas.
Não indicamos colocação de próteses de silicone em grandes reduções mamárias.
Como o crescimento das mamas muitas vezes está relacionado à sensibilidade desses tecidos aos hormônios femininos, pode ser que no futuro a mama já reduzida, volte a crescer, por isso, a paciente pode se submeter a mais de uma cirurgia de redução mamária ao longo da vida.
É importante que a candidata a redução mamária esteja saudável, com peso ideal, uma vez que o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de complicações, além de limitar os resultados estéticos dessa cirurgia. Para pacientes acima do peso, orientamos emagrecimento antes do procedimento cirúrgico.
Respeitar o período de recuperação orientado pelo médico é de extrema importância, além de seguir todas as orientações e medicamentos prescritos.