“Os olhos são as janelas para a alma”, já dizia Edgar Allan Poe.
Os olhos demonstram nossos sentimentos, nossa disposição, se tivemos uma noite de sono mal dormida. Porém, com o envelhecimento, nossos olhos podem passar uma mensagem, às vezes não condizente com nosso estado de espírito.
Alterações como o excesso de pele nas pálpebras ou bolsas de gordura abaixo dos olhos, podem sugerir cansaço, tristeza e abatimento.
Além da estética, a flacidez e excesso de pele nas pálpebras pode levar a uma sensação de peso sobre os olhos, com redução inclusive do campo visual. A longo prazo prejudica a leitura, principalmente ao final do dia.
Para pacientes que se queixam do excesso de pele nas pálpebras, nos quais, os olhos parecem cansados e/ou mulheres que tem dificuldade para usar maquiagem nas pálpebras superiores devido as dobras de pele, uma Blefaroplastia é a cirurgia mais indicada.
A Blefaroplastia consiste na cirurgia que remove a pele excedente das pálpebras. No mesmo procedimento podemos remover também as bolsas de gordura que estiverem proeminentes.
A Blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores e, também nas inferiores.
Esse procedimento é realizado no centro cirúrgico, sob sedação. Assim o paciente dorme durante todo o procedimento. Por se tratar de uma cirurgia rápida, a Blefaroplastia superior dura em torno de 40 minutos e a inferior em torno de 60 minutos, o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia.
Recomendamos 15 dias de repouso, quando deverão ser realizadas compressas geladas na região dos olhos para diminuir os inchaços e os roxos. Os pontos geralmente são retirados após 10 dias.
Como as pálpebras são muito bem vascularizadas a cicatrização costuma ter uma qualidade muito boa, além de ser raro complicações infecciosas.
A complicação mais comum é o sangramento. Inchaço e roxos costumam persistir por 2 semanas até um mês após a cirurgia. Além disso pode ter uma sensação de olho de seco quando o inchaço atrapalha o fechamento completo dos olhos. Indicamos hidratação com colírios no pós-operatório além do gelo para melhora do inchaço.
A flacidez levando a “ruguinhas” nas pálpebras inferiores também pode ser corrigida com a Blefaroplastia. Muitas pacientes optam pelo preenchimento com ácido hialurônico, que além de durar apenas 6 meses a um ano, não trata o excesso de pele deixando, muitas vezes, o olhar mais cansado pela elevação da pele com o ácido.
Para pacientes que necessitam preenchimento em algumas regiões da face, durante a Blefaroplastia pode ser associado o enxerto de gordura na face. Além de dar volume a gordura possui fatores de crescimento que ajudam na melhora da qualidade da pele. Chamamos esse enxerto especial de nanoenxerto de gordura.