Ritidoplastia

É a cirurgia de rejuvenescimento facial.

ritidoplastia facelift rejuvenescimento facial

Ritidoplastia é o procedimento de cirurgia plástica destinado a neutralizar os efeitos do tempo em um rosto envelhecido.

Durante a ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, facelift e cirurgia de rejuvenescimento facial, os tecidos sob a pele são tensionados e o excesso de pele da face e, possivelmente, do pescoço são eliminados.

Ritidectomia, outro nome para a cirurgia de rejuvenescimento facial, significa literalmente remoção de rugas (rítidas). O nome é enganoso porque a ritidoplastia não remove as rugas em si, mas sim a flacidez, melhorando o aspecto dos sulcos e rugas mais acentuada. Rugas finas, por exemplo, são removidas somente por procedimentos como peelings e laser.

Medicamentos como a toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico também podem atenuar o aparecimento de rugas que atrapalham a qualidade da pele.

A área alvo da cirurgia plástica facial pode incluir a fronte (testa), bochecha, porção intermediária da face, mandíbula e pescoço.

A ritidoplastia pode ser realizada isoladamente ou em combinação, principalmente, com a blefaroplastia, que em muitos casos é quase uma exigência para um bom resultado.

Por que a Ritidoplastia é feita?

Conforme você envelhece, a aparência e a forma do seu rosto são alteradas devido a mudanças relacionadas à estrutura facial. Sua pele fica menos elástica e mais solta, os depósitos de gordura, que preenchem a face, diminuem em algumas áreas do seu rosto e aumentam em outras, e a própria estrutura óssea vai perdendo volume com o tempo.

Mudanças relacionadas ao envelhecimento, que podem ser reduzidas com um lifting facial, incluem:

·         Flacidez nas bochechas

·         Papada

·         Aprofundamento da dobra da pele do lado do nariz até o canto da boca, o temido bigode chinês

·         Aprofundamento do sulco labiomentoniano, a chamada ruga de marionete

·         Perda de contorno na linha da mandíbula

·         Pele flácida e excesso de gordura no pescoço (se o procedimento incluir um lifting cervical) 

A ritidoplastia não é um tratamento para rugas superficiais, danos causados ​​pelo sol, vincos entre o nariz e o lábio superior (códigos de barra) ou irregularidades na cor da pele.

envelhecimento facial caracteristicas

Você é candidato a uma Ritidoplastia?

A cirurgia plástica facial bem-sucedida é resultado de um bom entendimento entre paciente e cirurgião plástico. A confiança entre médico e paciente se desenvolve numa equação entre: expectativas realistas do paciente e a sinceridade profunda por parte do médico.  E são nos estágios de consulta antes da cirurgia ser realizada, que surge essa relação.

Tal como acontece com todas as cirurgias plásticas faciais, boa saúde e expectativas realistas são pré-requisitos. Compreender as limitações do facelift também é crucial. Seu cirurgião plástico avaliará a sua estabilidade psicológica e os anseios quanto aos resultados da ritidoplastia para saber se você está realmente pronto.

Não há um facelift igual a outro. O grau de rejuvenescimento depende muito do estado geral da face, qualidade da pele e dos objetivos da cirurgia. O objetivo é sempre melhorar a aparência geral do rosto, rejuvenescendo a face, mas sempre com extremo cuidado para não ultrapassar limites. E o limite para isso é sempre o bom senso.

Idade Máxima para a Ritidoplastia

A ritidoplastia é realizada, às vezes, em pacientes em seus oitenta anos. Mas é importante lembrar: Um facelift não pode parar o envelhecimento. Em essência, a cirurgia de rejuvenescimento facial ajuda a regredir o relógio, restaurando uma aparência mais jovem, mas o processo natural de envelhecimento continua.

Um facelift, quando bem executado não rejuvenesce 20 anos. Ele deve ajudar você a ter uma face mais harmônica, a se sentir mais bonito e confiante e oferecer a você uma aparência mais jovem e renovada.

Facelift: A Consulta de Avaliação

Inicialmente, você conversará com a Dra. Júlia Melo sobre você e o que te levou a buscar ajuda. Logo após uma boa conversa sobre seus anseios e necessidades, a Dra. Júlia fará o exame físico. Ela examinará a estrutura do seu rosto, a textura da pele, a cor, a elasticidade e estrutura óssea básica, conversando com você sobre cada aspecto encontrado na sua avaliação.

Após a avaliação física vocês novamente se sentarão para dar continuidade na consulta, com a doutora explicando em mais detalhes o procedimento e o que se adequa exatamente ao seu caso. Ela descreverá a técnica indicada, o tipo de anestesia, as instalações cirúrgicas disponíveis, a necessidade de qualquer cirurgia adicional, como a blefaroplastia, os prós e contras, as possíveis complicações e os custos da cirurgia.

Os riscos também serão avaliados, seu histórico médico pedido, e você precisará ser claro especialmente quanto aquelas situações relacionados à sua saúde atual como pressão alta, cicatrização, tabagismo e qualquer deficiência na coagulação do sangue. Um exame de risco cirúrgico será solicitado e poderá ser avaliado em outra consulta mais próxima à data do procedimento.

A Dra. Júlia explicará à você como uma atitude realista a respeito dos resultados é importante para o sucesso da cirurgia e também que a recuperação pós operatória, é parte essencial do procedimento.

Possivelmente numa próxima consulta para sua ritidoplastia serão tiradas fotografias para que ela arquive e possa estudar seu rosto no pré cirúrgico e comparar com o pós cirúrgico.

Esteja preparada para essas etapas da consulta

Histórico médico e exame. Prepare-se para responder a perguntas sobre suas condições médicas passadas e atuais, cirurgias anteriores, alergias, cirurgias plásticas já feitas, complicações de cirurgias anteriores, histórico de tabagismo e uso de drogas ou álcool. A Dra. Júlia fará um exame físico, poderá solicitar registros recentes de seu médico clínico geral ou solicitar uma consulta com um especialista específico, se houver alguma preocupação sobre sua capacidade de se submeter à cirurgia.

Revisão de medicação. Ela pedirá o nome e as dosagens de todos os medicamentos que você toma regularmente, incluindo remédios controlados, remédios vendidos sem receita médica, medicamentos à base de ervas, vitaminas e até suplementos alimentares.

Expectativas. A Dra. Júlia fará perguntas sobre suas expectativas quanto aos resultados de um lifting facial. Ele ajudará você a entender como um lifting facial provavelmente mudará sua aparência e o que um lifting facial não resolve, como rugas finas ou assimetria natural em seu rosto.

Preparando-se para a sua Ritidoplastia

Dias antes da cirurgia você já estará se preparando para ela. Você já deverá estar seguindo irrestritamente as orientações fornecidas pela equipe para o melhor preparo do seu procedimento.

Seguir cuidadosamente essas instruções ajudará a cirurgia a transcorrer mais suavemente. Se você fuma, é especialmente importante parar pelo menos 4 semanas antes e manter a abstinência por pelo menos 4 semanas depois da cirurgia; a nicotina e os outros elementos do cigarro inibem o fluxo sanguíneo para a pele e podem interferir na cicatrização das incisões.

Se o seu cabelo é muito curto, você pode deixá-lo crescer antes da cirurgia, de modo que seja longo o suficiente para esconder parte das cicatrizes enquanto elas se regeneram.

Quer o seu lifting facial seja realizado em regime ambulatorial ou de internação, você deve providenciar que alguém o leve para casa depois da cirurgia e que o ajude durante um ou dois dias, se necessário.

facelift lifting facial ritidoplastia

Incisões

As incisões para a ritidoplastia dependem das técnicas que serão usadas e das preferências do paciente.

As opções incluem:

1-      Incisão Tradicional: Uma incisão de lifting facial tradicional começa em suas têmporas na linha do cabelo, continua para baixo e ao redor da frente de suas orelhas, terminando atrás das orelhas, no couro cabeludo inferior. Uma incisão pode ser feita sob o queixo para melhorar a aparência do pescoço.

2-      Incisão Limitada: Uma incisão limitada é mais curta que a tradicional e começa na linha do cabelo logo acima da orelha, envolve a parte da frente da orelha, mas não se estende até o couro cabeludo inferior. 

3-      Incisão do Lifting do Terço Inferior: A incisão do lifting cervical (de pescoço) começa na frente do lóbulo da orelha e continua em torno do ouvido até o couro cabeludo inferior. Uma pequena incisão também pode será feita sob o queixo.

Etapas da Ritidoplastia

Incisão:

A cirurgia consiste em uma incisão começando na linha do cabelo perto das têmporas, traçando um caminho na frente da orelha, ao redor do lóbulo da orelha, atrás da orelha e terminando novamente na linha do couro cabeludo inferior. Se um lifting cervical também for realizado, uma pequena incisão será feita sob o queixo.

Nos homens, a incisão sob o queixo é feita de forma a não atrapalhar a linha da barba, mantendo o desenho natural. Em todos os casos, as incisões são localizadas em um vinco natural da pele para melhor camuflagem.

Procedimento:

Um retalho de pele junto às orelhas é elevado sobre os tecidos que serão expostos na cirurgia. Uma segunda camada de tecido, localizado profundamente à pele, é então elevada e suturada.

A tensão desta camada, no sentido contrário ao do envelhecimento permite o reajuste e a melhoria do contorno da mandíbula. Esta camada de tecido é então suspensa e suturada aproximadamente na horizontal, permitindo o reajuste do terço inferior da face e da linha da mandíbula. Se o pescoço necessitar de mais tônus uma incisão será feita sob o queixo para reajustamento muscular.

O músculo chamado platisma é contínuo com a camada de tecido usada para “levantar” a face e reajustá-lo permite o rejuvenescimento do pescoço. É a frouxidão desse músculo que causa as famosas “bandas no pescoço”. O platisma é fixado atrás da orelha, junto ao osso mastoide, para uma tração mais horizontal, usando suturas que são reabsorvidas. O excesso de pele após a tração em direção às orelhas é então removido.

Encerramento: Uma vez que o cirurgião esteja satisfeito com o “efeito lift” e o excesso de pele tenha sido ressecado, a incisão é fechada com suturas. Uma combinação de suturas absorvíveis e permanentes será usada. Um curativo adesivo pode ser aplicado para colocar pressão nas linhas de incisão e na área cirúrgica para limitar o inchaço e diminuir a chance de coleta de fluido na ferida cirúrgica.

ritidoplastia facelift como funciona a cirurgia

O que posso esperar no pós cirúrgico?

Embora a maioria dos pacientes sofra de muito pouca dor após a cirurgia, seu cirurgião plástico ainda prescreverá medicamentos. Algum grau de inchaço e hematomas é inevitável, e seu cirurgião pode instruí-lo a usar compressas frias para manter o inchaço num grau mínimo. Se um curativo tiver sido aplicado, ele será removido em um a dois dias. O cirurgião também o instruirá a manter a cabeça elevada quando estiver deitado, a evitar o máximo de atividade física possível e a relatar qualquer desconforto indevido. Embora existam poucos riscos na cirurgia plástica, feita por especialistas sérios, como os da SBCP – a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e milhares são realizadas a cada ano, é importante lembrar que sim, existem alguns riscos em toda cirurgia. Trataremos deles abaixo.

Todas as suturas são geralmente removidas dentro de cinco a dez dias após a cirurgia. A Dra. Júlia geralmente recomenda que os pacientes evitem atividades vigorosas. Os pacientes devem procurar apoio pós-cirúrgico da família e dos amigos.

A recuperação geralmente leva de duas a três semanas, embora muitos pacientes voltem a trabalhar em duas semanas em atividades de escritório. As cicatrizes geralmente não são quase perceptíveis depois de 6 a 8 meses. Em qualquer caso, elas são facilmente disfarçadas nas dobras naturais da pele, no cabelo ou, em casos pertinentes pela maquiagem, até que a cura total tenha ocorrido.

Tenha em mente que o processo de envelhecimento continua após a cirurgia e que algum relaxamento dos tecidos ocorrerá nas primeiras semanas.

Resultados

Um lifting facial pode dar ao seu rosto e pescoço uma aparência mais jovem. Os anos de rejuvenescimento não podem ser quantificados, pois dependem de muitos fatores, mas em média você pode esperar se sentir até 10 anos mais jovem.  Os resultados do lifting facial não são permanentes, pois a gravidade estará em constante ação, porém você partirá de uma “idade mais jovem”.

Seu novo visual

As chances de você se sentir muito bem com os resultados da sua cirurgia são imensas – especialmente se você perceber que esses resultados podem não ser imediatamente aparentes.

Mesmo depois de o inchaço e hematomas desaparecerem, a pele em volta das têmporas pode estar fina, seca e áspera durante vários meses.

ritidoplastia rejuvenescimento facial antes depois

O que poderia dar errado – Complicações

Um facelift pode ocasionalmente resultar em problemas, temporários ou definitivos, que incluem:

·         Hematomas

·         Lesão nervosa e perda de sensação ou movimento na face

·         Assimetria facial – incluindo a posição do lóbulo da orelha

·         Perda de cabelo ou uma redução pequena, mas permanente no crescimento dos cabelos ao redor das cicatrizes

·         Cicatrizes inestéticas

Qualquer tipo de operação também apresenta um pequeno risco de:

·         sangramento excessivo

·         desenvolvimento de coágulo

·         infecção

·         reação alérgica ao anestésico

O cirurgião deve explicar a probabilidade desses riscos e complicações e como eles seriam tratados se ocorressem. 

Ocasionalmente, os pacientes acham que o efeito desejado não foi alcançado e sentem que precisam de outra operação. 

Agende uma Consulta

Deixe mensagem no WhatsApp (31) 99698-7200, ligue (31) 3324-8748 ou preencha o formulário abaixo e agende sua avaliação

O que falam da Dra. Júlia

"Sensacional! Ética, competente, estudiosa, batalhadora!!! Admiro como colega e como pessoa!!!! É um prazer anestesiar o paciente quando o cirurgião é competente!!!!"

Ana Carolina Martins

"Sucesso total pra você! Você merece demais! A alegria que você me proporcionou não tem preço! Resultado perfeito! Sonho realizado!"

Daniele Franklin

 

"Trabalhei por anos ao lado desta pessoa 
exemplar. Dra. Júlia Melo é exímia profissional pois em sua jornada como médica nunca lhe faltou competência, ética, dedicação, respeito, honestidade e acima de tudo Amor ao próximo. Sucesso é apenas consequência para vc moça bonita!"

 
Rosélia Costa

 

        

Clínica de Belo Horizonte

Clínica Revittá
Rua dos Timbiras 2072, sala 1.207
Lourdes - Belo Horizonte-MG

Fale com nossa Clínica

drajuliamelobh@gmail.com
Tel: (31) 3324-8748
WhatsApp (31) 99698-7200
Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Dra. Júlia Mello – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design