Cada vez mais os homens têm procurado procedimentos estéticos. E não diferente das mulheres, muitos se queixam, principalmente, do abdome.
Apesar de não passarem pela gestação, processos de ganho e perda de peso, o chamado “efeito sanfona”, podem levar ao acúmulo de pele, além de tecido gorduroso na região abdominal masculina. Além disso, a fraqueza da parede abdominal pode também causar um afastamento das bordas dos músculos reto-abdominais, que chamamos diástase abdominal.
O que muito homens não sabem é que podem ser submetidos, também, a abdominoplastia masculina com plicatura da parede abdominal, melhorando a projeção abdominal, além de retirada do excesso de pele e tecido gorduroso conhecido com abdome em avental.
Dra. Eu me incomodo muito com os meus culotes:
Uma queixa extremamente comum entre os meus pacientes homens é o acúmulo de gordura na região dos flancos (muitos chamam erroneamente de culotes. Culotes ficam na lateral das coxas). Ao colocarem camisas por dentro da calça social, essa região muitas vezes acentuada, causa desconforto. A lipoaspiração dos flancos é muito bem indicada pela melhora no contorno dessa região e pode ser associada a lipoaspiração de abdome e abdominoplastia no homem.
E como ficam as cicatrizes da abdominoplastia masculina?
Se, além do acúmulo de gordura, houver excesso de pele com flacidez nos flancos, podemos fazer uma abdominoplastia estendida, ou seja, estender a cicatriz da abdominoplastia em direção aos flancos. Sou muito cuidadosa em relação a cicatriz, por isso tento deixá-la baixa e escondida na roupa de banho.
Na abdominoplastia clássica precisamos recortar o umbigo, e reposicioná-lo novamente na pele do abdome. A cicatriz fica bem interna e muitas vezes imperceptível, principalmente nos homens que deixam pêlos no abdome.
Qual o tempo de recuperação da abdominoplastia masculina? Eu preciso andar curvado?
A recuperação de uma cirurgia de lipoaspiração com abdominoplastia leva de 15 a 30 dias. A depender da extensão da cirurgia. Não é necessário andar curvado, porém nos primeiros 2 dias, por causa da cicatriz no abdome inferior é comum se curvar um pouco.
Utilizamos modeladores por 2 meses e indicamos pelo menos 20 sessões de drenagem linfática. Não costumo utilizar drenos, mas em alguns casos pode ser necessário, e isso será conversado.
Conclusão
Para aqueles homens que se queixam de flacidez, excesso de pele, e gordura localizada no abdome a abdominoplastia é uma opção de tratamento. Podemos, além disso melhorar o tônus da parede abdominal através da plicatura dos músculos abdominais.
É importante entender que não é uma cirurgia para emagrecer, e que o paciente deve realizá-la no seu peso ideal.