Abdominoplastia

O Guia Completo sobre Abdominoplastia

A abdominoplastia retira a flacidez abdominal

cirurgia plástica do abdome, conhecida mais comumente como abdominoplastia, é o procedimento cirúrgico responsável por eliminar o excesso de pele e gordura do abdômen médio e inferior e corrigir a diástase dos músculos abdominais, uma das principais responsáveis pela flacidez ao nível da cintura.

A abdominoplastia pode reduzir drasticamente a aparência protuberante do abdome e devolver a silhueta mais “enxuta”. No entanto, é importante ter em mente que essa cirurgia plástica produz uma cicatriz permanente, que, dependendo da extensão da flacidez pode ser curta ou se estender de um lado ao outro do quadril.

Se você está considerando a abdominoplastia, este artigo lhe dará uma compreensão básica do procedimento: quando ele pode ajudar, como é realizado e quais resultados você pode esperar. Não se pode responder todas as perguntas em apenas um artigo, pois as escolhas dependem muito do paciente e do cirurgião em questão, mas esperamos trazer a você um entendimento que lhe permita fazer uma consulta de avaliação bem preparado, o que é fundamental.

Bons candidatos para abdominoplastia

Os melhores candidatos à abdominoplastia são homens e mulheres em relativa boa forma, mas que se incomodam com depósitos de gordura e pele na região abdominal que não respondem à dieta ou exercício. A cirurgia é particularmente útil para mulheres que passaram por uma ou mais gestações e sofreram com o esticar dos músculos abdominais e da pele além do limite natural.

A perda de elasticidade da pele é comum com o passar dos anos e pode fazer com que pacientes mais velhos recorram a cirurgia mesmo após emagrecimentos leves.

Pacientes que pretendem perder muito peso devem adiar a cirurgia. Mulheres que planejam futuras gestações devem esperar, pois os músculos verticais do abdome, que são reaproximados durante a cirurgia, podem se separar novamente durante uma nova gravidez.

A abdominoplastia é benéfica para quem tem:

  • Abdômen protuberante;
  • Pele abdominal solta e flácida que pode até pender sobre as cicatrizes de cirurgias abdominais anteriores, como a cesariana;
  • Músculos abdominais enfraquecidos pela gravidez ou envelhecimento, que causam diástase (afastamento) dos músculos abdominais;
  • Peso ideal ou próximo do ideal e um estilo de vida saudável;
  • Consciência de que uma cicatriz será gerada pela cirurgia, mas entende que isso é uma consequência natural e preferível à flacidez abdominal;

Existem diferentes tipos de técnicas de abdominoplastia devido à variabilidade no grau de diástase muscular e flacidez da pele.

O que devo considerar antes de fazer esta cirurgia?

É importante notar que uma abdominoplastia não visa ao emagrecimento apesar de reduzir o peso corporal em 2 a 5 Kg nos casos mais severos. Esta cirurgia não será útil nos casos de obesidade extrema e não pode ser realizada em pacientes fumantes que não conseguem largar o cigarro.

Algumas outras coisas que você pode precisar considerar são:

  • Você está feliz com seu peso corporal ou você pretende perder peso no futuro?
  • Você ainda planeja ter filhos?
  • Você já considerou a perspectiva de cicatrizes em seu abdômen?
  • Você pode ficar parada no trabalho pelo tempo necessário para uma recuperação adequada?

Tipos de Abdominoplastia

Abdominoplastia Completa ou clássica

A abdominoplastia completa é o procedimento mais comum na abdominoplastia. Na abdominoplastia completa a cicatriz é cuidadosamente posicionada abaixo da linha do biquíni e, apesar de longa, é o preço a se pagar por uma melhora global na silhueta abdominal.

Na abdominoplastia clássica a região flácida atinge uma área mais alta, alcançando a região do umbigo, que é sutilmente recortado e liberado da pele. A pele então é tracionada para baixo permitindo a remoção da área atingida. O procedimento permite também que os músculos abdominais sejam apertados em toda a sua extensão, desde o osso púbico até o externo.

Finalmente a sutura é feita, devolvendo o tônus natural do abdome. O umbigo então é realocado em um novo orifício, perfeitamente simétrico, ao final do procedimento.

A Dra. Júlia Melo, cirurgiã plástica, utiliza as técnicas mais modernas para a abdominoplastia, maximizando a qualidade do resultado final e tornando a recuperação o mais confortável possível. O Dra. Júlia não utiliza rotineiramente os drenos na abdominoplastia, uma das preocupações mais significativas para a maioria dos pacientes.

A abdominoplastia completa proporciona uma melhoria de contorno na região abdominal, e é a técnica padrão para um grau de flacidez mais severo, muito comum em casos de gravidezes múltiplas, ou após uma perda de peso considerável.

As temidas estrias que se apresentem na região abaixo do umbigo serão eliminadas como consequência da abdominoplastia completa.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é a cirurgia plástica indicada se você apresenta uma pequena quantidade de flacidez de pele restrita principalmente ao baixo ventre, na região abaixo do umbigo. É a melhor técnica se houver menor necessidade de correção da diástase abdominal.

A cicatriz gerada pela miniabdominoplastia é mais curta que a abdominoplastia completa ou clássica e localiza-se acima da área pubiana. A gordura e a pele flácida são removidas da área acima do púbis e lipoaspirações adicionais também podem ser feitas para melhorar a forma geral.

Na miniabdominoplastia, a Dra. Júlia Melo pode mover o umbigo de 1 a 2 cm para baixo, mas sem cicatrizes aparentes nele. Como a miniabdominoplastia também pode exigir uma correção menos ampla da diástase muscular (mais restrita à parte baixa do abdome), a sua recuperação é geralmente um pouco mais rápida e a cicatriz um pouco mais curta.

“Abdominoplastia Estendida” e Abdominoplastia Circunferencial

Para um excesso de pele mais extremo, há uma variedade de tipos de abdominoplastia que podem ser realizadas. Uma abdominoplastia estendida corrige o excesso de pele e gordura que contornam boa parte do abdome alcançando os flancos.

Já naqueles casos em que o paciente se submeteu a uma cirurgia plástica bariátrica para redução extrema de peso, a cicatriz pode ser circunferencial e cobrir toda a volta do torso.

Abdominoplastia HD

Com o advento da Lipo HD, é possível aprimorar as técnicas de abdominoplastia com os conceitos da Lipo HD ou Lipo LAD.

É comumente associada lipoaspiração à cirurgia de abdominoplastia para melhora global do contorno corporal.

É importante entender que um paciente candidato a lipoescultura HD apenas, tem as características muito diferentes de um paciente com indicação de abdominoplastia. Dessa forma os resultados serão diferentes.

pesar da abdominoplastia tratar a flacidez e o excesso de pele, muitas vezes, ela não consegue tratar a qualidade de pele, as estrias e alterações da pele causadas pelo envelhecimento, emagrecimento ou por características hereditárias.

Quando fazemos uma abdominoplastia, precisamos fazer uma incisão no abdome inferior e descolar um retalho de pele e gordura na região central para corrigirmos a diástase da musculatura abdominal. Esse retalho, portanto, não pode ser lipoaspirado em excesso para preservar sua circulação, que já vai ser diminuída pelo corte e descolamento. Na lipoaspiração sem necessidade de abdominoplastia, a lipoaspiração pode ser mais eficiente, com uma definição maior da musculatura abdominal.

Além disso é importante que o abdome combine com o restante do corpo, por isso tanto na lipo HD quanto na abdominoplastia com lipo HD, o grau de definição vai depender do percentual de gordura e forma física do paciente.

Na abdominoplastia com característica da lipoaspiração HD, nossa intenção é deixar o abdome mais natural, com as curvas de um abdome mais definido comparado a um abdome reto e chapado. Pode ser associada lipoaspiração das costas, coxas braços, com definição.

Eu posso escolher entre a abdominoplastia convenvional ou a HD?

Pode sim! Na verdade, a abdominoplastia deve ter um resultado natural em harmonia com o restante do corpo do paciente. Mesmo na abdominoplastia convencional nosso objetivo é um abdome natural com cicatrizes discretas. Pacientes musculosos consequentemente terão resultados mais atléticos, mas é importante entender as limitações em comparação com a lipo HD isolada.

Cuidados pré-operatórios na abdominoplastia:

É importante um preparo adequado para qualquer cirurgia. No caso da abdominoplastia, estar no peso adequado é fundamental. Cirurgias realizadas com sobrepeso e obesidade aumentam o risco de complicações como trombose, embolia pulmonar, infecção, deiscência dos pontos, entre outras. É importante realizar todos os exames solicitados pelo seu médico, e você deve informar todo seu histórico médico; doenças, alergias, medicamentos que faz uso, história familiar e demais dados pedidos pelo seu médico.

Pacientes tabagistas mesmo que suspendam o uso do cigarro tem riscos maiores de complicações devido a alterações presentes nos vasos sanguíneos. Podem ter mais dificuldades no processo de cicatrização, além de risco aumentado para isquemia e necrose dos retalhos. Pacientes que fazem uso de hormônios esteroides devem informar seu médico e suspender seu uso pelo menos 6 meses antes do procedimento cirúrgico. Pacientes com alterações na coagulação como trombofilia e pacientes com anemia ou traço falciforme também tem maior risco de complicações tromboembólicas, isquemia e necrose. É de fundamental importância informar seu médico sobre essas condições e parentes próximos portadores.

Cuidados pós-operatórios na abdominoplastia:

Indicamos o uso do Tape imediatamente após a cirurgia de abdominoplastia para melhor controle do edema e das equimoses (roxos). O Tape é realizado ainda no bloco cirúrgico. Após o Tape pode ser colocada a cinta modeladora. Indicamos no mínimo 20 sessões de drenagem linfática pós-operatória, iniciada geralmente no dia seguinte a cirurgia. Além disso, em alguns casos, podemos indicar a oxigenioterapia hiperbárica para otimização da recuperação e resultados.

Quanto custa a Abdominoplastia HD?

Essa é a pergunta mais frequente que recebemos nas redes sociais. Assim como toda cirurgia, o orçamento também é individualizado. Após a consulta médica e exame físico preparamos um orçamento e apresentamos aos nossos pacientes. Nele consta detalhadamente os valores separados em gastos com hospital, anestesia, materiais especiais e equipe médica. Assim o paciente sabe exatamente o valor que está pagando por cada serviço.

Não somos autorizados a divulgar valores nas nossas redes sociais. Então você não vai encontrar um média de valores nas nossas páginas. Entendemos que é importante ter uma noção para se preparar financeiramente para uma cirurgia, por isso oferecemos o serviço de concierge e secretárias a disposição para tirar as suas dúvidas e orientar uma média de gastos. Ficaremos felizes com o seu contato.

Meus Diferenciais
check Atenção

Acompanhamento integral pré-operatório e pós-operatório, atenta às dúvidas, sempre disponível para orientar seus pacientes.

check Personalização

Atendimento individualizado, cuidadoso, se adequando as necessidades de cada paciente.

check Conforto

A doutora Júlia oferece um espaço confortável para consultas e opera nos melhores hospitais e clínicas de Belo Horizonte.

check Qualificação

A doutora Júlia tem uma excelente formação profissional e está sempre buscando atualizar-se para trazer o que há de melhor para seus pacientes.

Porque me escolher

Credenciada-SBCP

Os melhores hospitais

Comprometimento Integral

Mulheres Satisfeitas

Para você que mora no interior de BH, em outro Estado ou em outro País, existe a opção de agendar a sua consulta online.

whatsApp Faça seu primeiro Contato