Toxina Botulinica x Preenchimento

Conheça a toxina botulínica e as principais diferenças para o preenchimento.

botox toxina botulínica

As opções para o tratamento do envelhecimento facial se ampliaram enormemente nos últimos anos sendo cada vez mais abundantes as ofertas, dentro e fora dos consultórios dermatológicos e de cirurgia plástica, dos preenchedores dérmicos e da toxina botulínica, o famoso Botox (marca registrada). São aplicações que amenizam as marcas da idade como linhas, sucos e rugas.

Com a ajuda de profissionais qualificados, tem crescido cada vez mais o uso desses injetáveis, de ótimos e rápidos resultados, em pacientes que sofrem com envelhecimento leve a moderado, algumas vezes em substituição a procedimentos cirúrgicos mais invasivos.

Tanto a Toxina botulínica como os preenchedores injetáveis, são tratamentos passageiros que requerem reaplicação de tempos em tempos. Com suas especificidades, cada procedimento é usado com objetivo de rejuvenescimento, principalmente facial, mas existem várias diferenças a serem consideradas.

Usos: Toxina Botulínica x Preenchimento

Tanto o a toxina botulínica quanto os preenchedores dérmicos são utilizados ​​para tratamento das rugas faciais. Ambos são realizados no consultório, através de aplicações com seringas e têm rápida recuperação. Porém um procedimento não substitui o outro, sendo muitas vezes indicada a associação entre os dois. Abaixo você conhece um pouco dos usos de cada aplicação e tem um apanhado geral sobre as principais diferenças entre elas.

Principais Diferenças entre Toxina Botulínica e Preenchimento

Toxina botulínica

A toxina botulínica A é aplicada no músculo responsável pela formação da ruga, causando um relaxamento temporário. Está no mercado há mais de duas décadas tendo sido usado para tratar distúrbios neurológicos. Também é usado para o tratamento de enxaquecas, hiperhidrose, bruxismo e outras condições médicas.

No tratamento de rugas, a toxina botulínica é usada principalmente para amenizar rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que se formam nas expressões de sorriso, nervosismo, surpresa. Essas rugas ocorrem naturalmente na testa, ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. Elas se tornam mais pronunciadas com a idade. Injeções de toxina botulínica evitam que esses músculos se contraiam, amenizando as rugas e melhorando a aparência.

A toxina botulínica é injetada nos músculos que contribuem para as rugas específicas que você deseja tratar em um procedimento que dura cerca de trinta minutos. Os efeitos podem ser notados logo nos primeiros dias após a aplicação e, em duas semanas, o efeito máximo é atingido, sendo orientado um retorno nesse período para avaliação.

botox

Preenchimentos

Preenchedores dérmicos também tratam rugas no rosto. Sua função é bem diferente da toxina botulínica, tratando rugas estáticas, aquelas que já estão marcadas pelo tempo e não dependem da movimentação do rosto para aparecer.

A função dos preenchedores vai além de preencher as rugas e também são utilizados para dar sustentação e forma ao rosto, que, durante o processo de envelhecimento sofre alterações da hidratação, textura e elasticidade da pele, reabsorção óssea, redução dos coxins gordurosos além de deslocamento das estruturas faciais com perda da definição do contorno facial.

Cada paciente é avaliado individualmente e proposto a ele o melhor tratamento. Entre eles destacamos: preenchimento de olheiras, região malar, sulco nasogeniano (bigode chinês), linhas de marionete, lábios, mento, contorno da mandíbula. Podem ser utilizados ainda para melhorar irregularidades da pele e cicatrizes.

Os preenchedores mais utilizados são de ácido hialurônico nas suas diversas formulações. É uma substância com boa biocompatibilidade e reabsorção entre 12 a 18 meses que pode variar entre os produtos disponíveis no mercado, área tratada e metabolismo do paciente.

Outros produtos são injetados sob a pele com diversos objetivos além de dar volume e preencher, e tratam as rugas e o envelhecimento da pele de maneiras distintas, por exemplo estimulando a formação de colágeno e hidratação da pele.

preenchimento

São aprovadas pelas principais agências reguladoras de medicamentos do mundo as seguintes opções de substâncias para preenchimento:

– Ácido hialurônico, um material natural, presente em nossas células, com duração de 12 a 18 meses, preenche sulcos e rugas e reestruturação da face.

– Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse), é um injetável com efeito preenchedor que proporciona uma correção devido ao seu gel matriz com microesferas de hidroxiapatita de cálcio, promove a produção de colágeno endógeno, resultando em melhora da qualidade da pele.

– Ácido poli-L-láctico (Sculptra), é um bioestimulador de colágeno injetável, composto do ácido poli-L-láctico, uma substância absorvível pelo organismo. Quando aplicado sob a pele, estimula naturalmente a produção do colágeno suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez por até 24 meses.

– Skinboosters, oferecem hidratação cutânea profunda, melhorando a qualidade da pele onde for necessário.

– Polimetilmetacrilato, um tipo permanente de preenchimento dérmico disponível, de uso controverso devido a suas complicações.

Preenchimento de Rugas com Ácido Hialurônico

A categoria mais popular de preenchimentos é o ácido hialurônico. São diversas formulações para cada região a ser tratada com resultados variáveis.

Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir vermelhidão, inchaço e hematomas no local da injeção. O preenchimento também pode aparecer sob a pele como pequenas saliências em aplicações superficiais, ou em casos de pele fina. Esse é um problema que geralmente melhora com o tratamento correto e uma das grandes vantagens dos materiais reabsorvíveis em detrimento aos permanentes como o polimetilmetacrilato.

A duração dos resultados varia de vários meses a mais de um ano ou dois. O tratamento ajuda a estimular a produção natural de colágeno renovando a qualidade da pele. Isso ajudará a reduzir o número de linhas e rugas.

Preenchimento com gordura autóloga

Depois do famoso preenchimento com ácido hialurônico, a gordura é a substância mais comumente usada nesta categoria. Nestes procedimentos a própria gordura do paciente é removida cirurgicamente através de uma pequena lipoaspiração em regiões como as coxas, nádegas ou abdome, sendo tratada e depois injetada.

Sendo assim, você precisará ter um mínimo depósito de gordura e realizar dois procedimentos: um para remover a gordura e outro para injetá-la nas regiões necessárias.

Como boa parte da gordura injetada é reabsorvida, você pode precisar de injeções adicionais ao longo do tempo para manter melhores resultados.

Os riscos são semelhantes a outros preenchedores de rugas, incluindo hematomas, vermelhidão e inchaço no local da injeção.

Eficácia

A toxina botulínica é eficaz?

Aplicações de toxina botulínica produzem resultados para a maioria das pessoas. Você provavelmente verá os efeitos uma semana após a aplicação. Os efeitos colaterais são mínimos e a maioria desaparece após um curto período de tempo. Você só não notará os efeitos se tiver certas condições que os impedem. A Dra. Júlia Melo deixará claro, em consulta, quais são. Todos os riscos e consequências da aplicação da toxina botulínica, que são bem reduzidas, serão conversados com antecedência à aplicação.

Depois das aplicações, você poderá continuar suas atividades diárias e serão feitas algumas recomendações apenas para as primeiras 24 horas como evitar atividade física e o uso de bebidas alcóolicas. Os efeitos da toxina botulínica duram cerca de 4 meses. Então, você precisará de aplicações frequentes para manter os resultados.

Preenchimentos são eficazes?

Preenchimentos cutâneos como aqueles feitos com ácido hialurônico ou gordura, são extremamente eficazes, principalmente para pacientes que optam por não realizar cirurgia plástica. Tem que se levar em consideração a limitação dos procedimentos não invasivos em relação a cirurgia plástica da face. Ainda assim, os resultados diferem dependendo do tipo de preenchimento e das atividades exercidas pelo paciente.

No caso da toxina botulínica, você precisará de tratamentos de manutenção mais frequente, tendo os preenchedores um tempo de duração mais longo. O tratamento com preenchedores pode ser realizado em diversas áreas da face, não necessariamente em um mesmo tempo com intervalos a definir pelo desejo do paciente.

Reações Adversas

Como em todos os procedimentos médicos, tanto a toxina botulínica quanto os preenchedores dérmicos podem apresentar reações adversa. Há também considerações especiais, que a Dra. Júlia Melo fará caso você tenha condições médicas pré-existentes.

Riscos da toxina botulínica e reações adversas

A toxina botulínica é recomendado apenas para pessoas com boa saúde.

Reações adversas:

  • Inflamação, parestesia, dor no local da aplicação, hipoestesia, sensibilidade anormal à compressão, edema, eritema, infecção, hemorragia e/ou ardor associados com a injeção. Cefaléia, ptose palpebral, tensão na pele, náusea, fraqueza muscular, irritação no local da injeção.

Botox não é recomendado se você:

  • Hipersensibilidade a qualquer dos ingredientes contido na formulação
  • Está grávida ou amamentando
  • Apresenta infecções de pele no local da aplicação.

Riscos e reações adversas do preenchimento

Reações adversas graves são raras e os efeitos colaterais moderados geralmente desaparecem em duas semanas.

Alguns efeitos indesejáveis incluem:

  • Reações inflamatórias (vermelhidão, edema, eritema) que podem ser acompanhadas de dor ao pressionar. Estas reações podem persistir por uma semana.
  • Hematomas, nódulos no ponto de injeção, coloração ou descoloração na zona de injeção, fraca eficácia ou fraco efeito de preenchimento, abscesso, hipersensibilidade, necrose.
  • A persistência de reações inflamatórias superiores a uma semana ou o aparecimento de qualquer outro efeito secundário deve ser reportado ao médico assistente logo que possível, que deverá iniciar de imediato o tratamento apropriado.

Tal como acontece com as aplicações de toxina botulínica você terá melhores resultados e menos efeitos colaterais, se estiver com boa saúde geral.

Custo

Custo, disponibilidade e procedimento

Toxina botulínica e preenchimento estão amplamente difundidos, são procedimentos relativamente simples realizados em consultório, mas uma consulta deve ser realizada antes da aplicação.

Nenhum destes procedimentos considerados estéticos são cobertos por convênios.

Toxina botulínica

Aplicações de toxina botulínica podem ser administradas por cirurgiões plásticos e dermatologistas. Uma das vantagens da toxina é que as injeções são seguras e eficazes para a maioria das pessoas sem a necessidade de tempo de recuperação.

O preço médio de uma sessão de Botox depende de quais áreas estão sendo tratadas.

Uma curiosidade é que durante a aplicação de Botox você provavelmente precisará de mais picadas de agulha do que em uma aplicação com preenchimentos dérmicos como o de ácido hialurônico.

Preenchimentos

O custo dos preenchimentos varia de acordo com o tipo de preenchedor e quantas unidades do produto são usadas. Isso varia de acordo com a necessidade do paciente.

É importante notar que a durabilidade do preenchimento é maior que as das aplicações de toxina botulínica e os custos bem menores do que aqueles que envolvem uma cirurgia plástica convencional.  Converse com seu médico, esse procedimento é uma ótima opção para pessoas com rugas leves a moderadas.

Considere

Você deve ter em mente que a toxina botulínica e os preenchimentos dérmicos tratam problemas diferentes e são geralmente usados ​​em diferentes áreas do rosto. Devem ser utilizados ​​em conjunto, muitas vezes em complementação a uma cirurgia plástica e outros tratamentos estéticos para alcançar os resultados desejados.

Pese todas as suas opções cuidadosamente com a Dra. Júlia Melo.

Perguntas e Respostas sobre Botox e Preenchimento:

TOXINA BOTULÍNICA:

O que é a toxina botulínica e como funciona?

A toxina botulínica é uma proteína natural e purificada que é usada para relaxar temporariamente os músculos faciais que causam linhas e rugas. Também pode ser usado para tratar condições médicas, como hiperidrose (transpiração excessiva) e bruxismo. Botox é a marca original, e mais conhecida para o produto mais testado no mercado. É o resultado de muitas décadas de estudos e tem sido amplamente utilizado na medicina. É um produto seguro e foi certificado no campo médico e cosmético.

O que o tratamento envolve?

Embora não haja tempo de inatividade associado a este tratamento, é importante notar que você pode ter ligeiros pontinhos vermelhos e inchaços logo após o tratamento, devido às agulhadas. Isso pode facilmente ser mascarado pela maquiagem. Não há efeitos colaterais a longo prazo o que significa que os pacientes podem retomar às suas atividades habituais imediatamente e também fazer voos após o tratamento.

Quem seria o paciente ideal para esse tipo tratamento?

Este tratamento pode ser usado em uma ampla gama de pacientes e é usado principalmente para rejuvenescimento facial pela redução de linhas e rugas que se formam com as expressões. A toxina botulínica é injetada nos músculos e usada para melhorar a aparência de linhas de expressão como as rugas da testa, os vincos entre as sobrancelhas, rugas nasais e pés de galinha. Há ainda o uso avançado da toxina para correção de sorriso gengival, da ponta nasal e das rugas periorais.

Quem deve evitar este tratamento?

Aqueles que têm condições médicas, como queixas de problemas musculares ou nervosos, devem citar essas informações durante a consulta, para evitar qualquer complicação. O tratamento não é aconselhável para grávidas ou lactantes. Embora não existam estudos clínicos que mostrem que a injeção possa ser prejudicial ao bebê ou à mãe, a Dra. Júlia não recomenda o tratamento sob essas circunstâncias.

Quais os resultados do tratamento com toxina botulínica?

O tratamento com toxina botulínica é usado para suavizar as linhas causadas pela expressão facial e pode ser ajustado para garantir resultados extremamente naturais. A duração é variável entre os indivíduos, mas varia de 4 a 6 meses.

Normalmente, os pacientes entram na clínica e apontam para uma linha ou ruga específica da qual não gostam. O ideal é considerar o tratamento do rosto como um todo para um resultado eficaz e natural.

PREENCHIMENTOS

O que são os preenchedores  e como eles funcionam?

À medida que envelhecemos, o colágeno natural e a elastina na pele diminuem, junto à capacidade das células de produzirem mais de seus componentes, os principais responsáveis pela firmeza da pele. Como resultado a pele fica mais seca, mais fina e menos capaz de se manter firme.

Nascemos com quantidades abundantes de Ácido Hialurônico (AH) em nosso corpo, mas à medida que envelhecemos, esse estoque diminui, deixando a pele menos elástica e firme, assim, linhas, sulcos e rugas se desenvolvem.

O preenchimento com ácido hialurônico pode levar a uma uma aparência mais jovem ao suavizar sulcos e rugas, adicionando volume sutil por baixo da superfície da pele e elevando essas ‘depressões’.

O tratamento de rugas com preenchimento é feito através de uma pequena agulha. O desconforto é mínimo, pois o tratamento não demora muito para ser realizado. Os resultados estéticos dos tratamentos com preenchimento são vistos imediatamente após o tratamento. Tratar rugas com preenchimento é rápido e não deixa cicatrizes.

Você também pode volumizar áreas da face que perderam projeção com o envelhecimento, reposicionando estruturas que trazem um aspecto mais jovial e saudável.

Como é feito o tratamento?

O procedimento leva cerca de 30 a 45 minutos e os pacientes podem notar os efeitos por até 18 meses. Há relatos de resultados com duração de 24 meses, no entanto, o tratamento com preenchedores é reversível, o que o torna ainda mais seguro.

Como qualquer tratamento injetável, pode haver algum hematoma ou inchaço logo após a aplicação. Geralmente não persistem mais do que alguns dias e o hematoma pode ser coberto com maquiagem. No caso de hipercorreção, ou seja, aplicação além do necessário, existe uma enzima que pode ser aplicada levando a reabsorção do produto, ou massagem com cremes que também podem melhorar a aplicação em excesso. Existem casos de hipersensibilidade ao produto, podendo se prolongar o edema que é mais exacerbado.

Quem seria o paciente ideal para um preenchimento facial?

Preenchimentos tem muitas indicações, dentre elas rejuvenescimento da pele e redução de linhas, sulcos e rugas. Outros candidatos são aqueles que procuram adicionar estrutura e volume ao rosto. Muitos pacientes que perderam volume facial ainda jovens devido a um estilo de vida muito ativo e de alto impacto, como corredores, também podem se beneficiar. O preenchimento ajuda a restaurar a perda de volume, por sua vez, dá uma aparência mais jovem e radiante à face.

Quem deve evitar este tratamento?

Não há risco conhecido para aquelas que estão grávidas ou amamentando, mas aconselhamos não realizar o tratamento sob estas circunstâncias.

Quais os resultados antes e depois do preenchimento?

Os resultados devem ser sutis e fazer nossos amigos acharem que estamos apenas mais renovados e viçosos, sem perceberem mudanças drásticas. O tratamento dura entre 18 e 24 meses, mas, naturalmente, no final deste período, os efeitos começam gradualmente a diminuir. Quando os efeitos começam a diminuir o ideal é refazer o procedimento para manter os resultados.

É fundamental que você se sinta seguro com a Dra. Júlia Melo durante a consulta. Uma parceria deve se estabelecer, de forma que você possa falar livremente sobre seus anseios para que ela possa buscar os resultados desejados.

Quais são as principais perguntas a fazer à Dra. Júlia antes de considerar um tratamento?

  • Quais as suas qualificações como médica cirurgiã plástica?
  • Quais marcas de produtos você usa e por quê?
  • Qual é o grau de satisfação dos seus pacientes com os resultados?
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais?
  • Que cuidados posteriores terei que tomar?

Agende uma Consulta

Deixe mensagem no WhatsApp (31) 99698-7200, ligue (31) 3324-8748 ou preencha o formulário abaixo e agende sua avaliação

O que falam da Dra. Júlia

"Sensacional! Ética, competente, estudiosa, batalhadora!!! Admiro como colega e como pessoa!!!! É um prazer anestesiar o paciente quando o cirurgião é competente!!!!"

Ana Carolina Martins

"Sucesso total pra você! Você merece demais! A alegria que você me proporcionou não tem preço! Resultado perfeito! Sonho realizado!"

Daniele Franklin

 

"Trabalhei por anos ao lado desta pessoa 
exemplar. Dra. Júlia Melo é exímia profissional pois em sua jornada como médica nunca lhe faltou competência, ética, dedicação, respeito, honestidade e acima de tudo Amor ao próximo. Sucesso é apenas consequência para vc moça bonita!"

 
Rosélia Costa

 

        

Clínica de Belo Horizonte

Clínica Revittá
Rua dos Timbiras 2072, sala 1.207
Lourdes - Belo Horizonte-MG

Fale com nossa Clínica

drajuliamelobh@gmail.com
Tel: (31) 3324-8748
WhatsApp (31) 99698-7200
Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Dra. Júlia Mello – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design