Rinoplastia

Conheça a cirurgia plástica do nariz

rinoplastia

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz altera a forma desse elemento fundamental na estrutura da face. A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou ambos.

A parte superior da estrutura do nariz é óssea e a parte inferior é basicamente composta de cartilagem. A rinoplastia pode modificar osso, cartilagem, pele ou todos os três dependendo do objetivo. Converse com a Dra. Júlia Melo sobre a validade de uma rinoplastia para o seu caso e o que ela pode fazer para chegar mais próximo do seu objetivo.

Ao planejar uma plástica de nariz a Dra. Júlia Melo irá considerar suas características faciais, a ‘qualidade’ da pele do seu nariz e analisar o que você gostaria de mudar. Se você é um bom candidato para cirurgia plástica de nariz, ela irá desenvolver um plano personalizado para você realizá-la com segurança.

Abordagem da Rinoplastia

Por que é feita?

A rinoplastia pode alterar o tamanho, a forma ou as ajustar proporções do nariz em visão frontal ou lateral. Pode ser feita para reparar deformidades de uma lesão, corrigir defeitos de nascença ou melhorar dificuldades respiratórias.

rinoplastia o que faz

Preparação para a Plástica do Nariz

Antes de agendar uma rinoplastia, você deve se reunir com a Dra. Júlia Melo para discutir fatores determinantes para saber se a cirurgia funcionará  de forma adequada para você.

Alguns itens serão abordados ou solicitados:

Exame: A Dra. Júlia Melo realizará um exame físico completo, incluindo exames laboratoriais, como os de sangue. Também analisará sua pele nasal, internamente e externamente. O exame físico ajudará a determinar quais alterações precisam ser feitas e como suas características físicas, como a espessura da pele e da cartilagem – podem afetar os resultados. O exame físico também é vital para determinar o impacto da rinoplastia na respiração.

Histórico: A pergunta mais importante que a doutora lhe fará é sobre a sua motivação para a cirurgia e os seus objetivos com ela. Perguntas sobre o histórico médico, cirurgias prévias e qualquer medicação que você tome também serão feitas. Se você tem um distúrbio de sangramento, como hemofilia, pode não ser um candidato  ideal à rinoplastia.

Fotografias: Fotografias são uma prática comum em cirurgia plástica. Elas servirão para estudo da doutora Júlia e para a importante documentação ‘antes e depois’ da rinoplastia e serão feitas de diferentes ângulos. As fotografias podem ser usadas também para uma discussão entre o paciente e a doutora Júlia Melo sobre os objetivos da cirurgia.

Expectativas: Você deve falar sobre suas expectativas e motivações para realizar o procedimento. A Dra. Júlia Melo vai explicar o que a rinoplastia pode e não pode fazer por você e quais resultados são plausíveis esperar.

É normal pacientes sentirem-se constrangidos em discutir sua aparência, mas é vital que você esteja aberto ao seu cirurgião sobre os desejos e objetivos da cirurgia.

Proporção do Mento: Como a aparência do nariz se relaciona diretamente com a posição do mento, às vezes, a Dra. Júlia pode falar sobre a realização de uma cirurgia para aumentar (avançar) ou retrair o seu queixo. Isso ocorre porque um mento recuado pode criar a ilusão de um nariz maior. Não é necessário realizar a cirurgia do queixo em todas as circunstâncias, mas pode-se equilibrar melhor o perfil facial caso esse seja um problema.

 

Alertas Importantes

Evite medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno (Advil e outros) durante duas semanas antes e após a cirurgia. Esses medicamentos podem aumentar o sangramento. Tome apenas os medicamentos prescritos pela doutora.

Se você fuma, pare de fumar. Fumar retarda o processo de cicatrização após a cirurgia e pode tornar mais provável uma infecção.

A Cirurgia Plástica do Nariz

A rinoplastia é um procedimento com etapas muito diferentes, pois cada uma é procedida para um caso específico, programada de forma personalizada para a anatomia e objetivos específicos do paciente que está sendo submetido ao procedimento.

Rinoplastia Aberta ou Fechada?

A rinoplastia pode ser feita de forma fechada ou através de uma pequena incisão externa na columela, parte da base do nariz, entre as narinas. A Dra. Júlia Melo utiliza a técnica de rinoplastia aberta que permite uma facilidade maior de acesso ao osso e a cartilagem sob a pele, facilitando o trabalho e melhorando os resultados.

Pode-se aumentar o osso nasal e a cartilagem de várias maneiras, dependendo de quanto precisa ser adicionado, da estrutura do nariz e dos materiais disponíveis. Para pequenas alterações, o cirurgião pode usar cartilagem extraída de dentro do próprio nariz ou ouvido.

Para casos mais exigentes como traumas, pode-se usar cartilagem da costela, implantes ou ossos de outras partes do corpo.

rinoplastia aberta e fechada

Anestesia

A rinoplastia requer anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da complexidade da cirurgia plástica de nariz. A Dra. Júlia conversará com você e o anestesista o  visitará antes do procedimento para falar sobre que tipo de anestesia será utilizada.

Após a cirurgia, você estará em uma sala de recuperação, onde a equipe monitorará seu retorno à vigília. Você pode sair no mesmo dia ou no próximo dia dependendo do andar da recuperação e se tiver outros problemas de saúde.

Depois da cirurgia

Após a plástica de nariz, você precisará descansar com a cabeceira da cama erguida, para reduzir o sangramento e o inchaço. Seu nariz pode ficar congestionado pelo inchaço ou por causa da tala colocada na cirurgia. Geralmente ela será usada por cerca de uma semana.

Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por 1 a 7 dias após a cirurgia.

Leve sangramento e corrimento de muco e sangue são comuns durante alguns dias após a cirurgia ou remoção do curativo. A Dra. Júlia pode aplicar, se necessário, um pequeno pedaço de gaze preso com fita adesiva, sob o nariz, para absorver o vazamento. A troca da gaze deve ser feita como indicado nos relatórios de cuidados entregues por ela após a rinoplastia. Não pressione o nariz contra a cama, dê preferência para dormir de barriga para cima no pós cirúrgico.

Para diminuir ainda mais as chances de sangramento e inchaço será pedido que você siga estas precauções após a cirurgia:

  • Evite atividades extenuantes.
  • Não assoe o nariz.
  • Coma alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, para evitar a constipação. A constipação pode causar pressão desnecessária no nariz.
  • Evite expressões faciais extremas, como sorrisos exagerados.
  • Escove os dentes suavemente para limitar o movimento do lábio superior.
  • Use roupas fáceis de retirar e que não passem apertadas na cabeça.
  • Use protetor solar SPF 30 quando estiver na rua ou exposto, especialmente no nariz. O sol pode causar manchas permanentes no nariz.
  • Inchaço temporário e roxidão das pálpebras pode ocorrer por cerca de duas a três semanas após a rinoplastia. O inchaço nasal leva mais tempo para ser sanado. Limite o sal na dieta para ajudar a eliminar o inchaço mais rapidamente.
  • Não coloque gelo ou compressas frias no nariz após a cirurgia.

Importante: Seu nariz muda ao longo de sua vida, quer você tenha feito uma cirurgia ou não. Por esse motivo, é difícil dizer quando se obtém o “resultado final”. No entanto, a maior parte do inchaço desaparece completamente em 6 a 8 meses e apresenta resultados finais em 12 meses.

Riscos da Rinoplastia

Como em qualquer cirurgia de grande porte, a cirurgia plástica de nariz traz riscos como sangramento, infecção e reação adversa à anestesia. Outros possíveis riscos específicos para a rinoplastia incluem:

  • Hemorragias nasais recorrentes
  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Dormência permanente dentro e ao redor do nariz
  • Possibilidade de um nariz de aparência desigual
  • Dor, descoloração ou inchaço que pode persistir
  • Cicatrizes
  • Perfuração do Septo

Converse com a Dra. Júlia sobre como esses riscos podem atingir você.

Resultados da Rinoplastia

Pequenas mudanças na estrutura do nariz podem fazer uma grande diferença na aparência da face devido a centralidade do mesmo. Uma cirurgiã experiente como a Dra. Júlia Melo pode obter resultados muito satisfatórios. Mas, em alguns casos, as pequenas mudanças não são suficientes e você pode optar por uma segunda cirurgia para novos refinamentos. Se este for o caso, você deve esperar pelo menos um ano para a rinoplastia secundária porque seu nariz pode sofrer alterações durante esse período.

cicatriz da rinoplastia

Perguntas e Respostas sobre a Cirurgia Plástica do Nariz

O que é rinoplastia?

A cirurgia plástica de nariz ou rinoplastia é uma operação projetada para melhorar a forma do nariz.

tipos de nariz

Desejo fazer uma rinoplastia. Onde ficarão as cicatrizes?

As cicatrizes da rinoplastia dependem do que se está tentando alcançar. Geralmente, existem duas abordagens. A primeira é a abordagem fechada, onde uma incisão é feita dentro do nariz e a segunda é a abordagem de rinoplastia aberta, utilizada pela Dra. Julia, onde a cicatriz fica aparente na columela, a parte inferior e central entre as narinas. Essa cicatriz pode ser visível ao olhar de baixo para cima, o que é incomum. Geralmente a cicatriz é muito amena e quase desaparece com o tempo.

É comum a presença de hematomas após uma rinoplastia?

Sim, hematomas são comuns após uma rinoplastia. Eles frequentemente se apresentam nas pálpebras inferiores. Isso geralmente se resolve em 7 dias, embora ocasionalmente possa demorar um pouco mais. A quantidade de hematomas está relacionada com a extensão da cirurgia e se os ossos nasais precisam ser fraturados ou não pela Dra. Júlia Melo. Hematomas são menos comuns quando a cirurgia ocorre com predominância nos tecidos moles.

Quando o inchaço desaparece?

Após uma rinoplastia, é inevitável ocorrer inchaço durante os primeiros meses. O inchaço pode permanecer aparente por mais tempo, e desaparecer de forma gradual. Os resultados de uma rinoplastia só devem ser considerados definitivos após um ano.

Quando poderei voltar ao trabalho?

A Dra. Júlia costuma aconselhar os pacientes a voltar ao trabalho após 2 semanas, embora isso varie. Após uma rinoplastia somente a recuperação e o tipo de trabalho que você exerce poderão determinar efetivamente quando voltar.

Posso viajar de avião após uma cirurgia plástica de nariz?

De modo geral, se recomenda não voar por até 4 semanas após qualquer cirurgia que necessite de anestesia geral. Em certos cenários, pode ser possível voar mais cedo do que isto, mas cada caso deve ser analisado individualmente. Os riscos são mais reduzidos com alguns cuidados como uso de meias compressivas, ingestão de bastante líquido, movimentação constante durante o vôo e a opção por vôos mais curtos.

Quando poderei voltar a me exercitar após a rinoplastia?

Não se recomenda exercícios na primeira semana. Caminhar é sempre bom, embora subidas devam ser evitadas para menor esforço. Após a revisão de 7 dias, costuma-se discutir quais exercícios são melhores para você. Exercícios leves, como corrida e ciclismo, podem ser iniciados após 2 semanas e a natação é incentivada quando as incisões estão bem fechadas. É muito importante evitar esportes de contato por bons meses até que os ossos estejam completamente consolidados.

Existe alguma diferença de sensibilidade após a rinoplastia?

Haverá sempre uma diminuição na sensibilidade após uma rinoplastia, embora isso esteja frequentemente relacionado com a extensão da cirurgia. Pode levar meses para que a sensibilidade completa retorne. É incomum ter perda sensorial permanente.

Eu tenho desvio de septo. Como resolver?

O desvio de septo pode ser resolvido removendo parte do septo e reposicionando-o. Muitas vezes, o septo, que é feito de cartilagem, tem uma forma anormal mas se combina com o posicionamento anormal dos ossos nasais na parte superior do nariz. Frequentemente, é necessária uma rinoplastia que aborde tanto o osso nasal como a cartilagem.

formato nariz

Não consigo respirar corretamente – uma rinoplastia ajudaria?

É importante fazer uma consulta para determinar o motivo pelo qual você não consegue respirar pelo nariz. Pode ser que a rinoplastia seja uma opção após uma consulta. Se necessário a plástica estética pode ser casada com a funcional, integrando um cirurgião otorrinolaringologista com a Dra. Júlia Melo no mesmo procedimento.

Quanto custa uma rinoplastia? Qual o preço da plástica de nariz?

O custo de uma rinoplastia depende do resultado que você deseja alcançar. A consulta ajudará a determinar que tipo de rinoplastia é melhor para você. Você receberá o preço da cirurgia plástica de nariz

logo após toda a abordagem médica e poderá discutir detalhes como parcelamento e custos de hospital, equipe…

Posso dirigir logo após uma rinoplastia?

A Dra. Júlia costuma sempre rever os pacientes após uma semana para determinar se eles podem dirigir. A extensão da cirurgia irá determinar suas fases de recuperação. Presumindo que o pós cirúrgico evolua bem a maioria dos pacientes consegue dirigir duas semanas após o procedimento embora isso seja variável e dependa do paciente e da sua cicatrização.

Como a respiração é afetada após uma rinoplastia?

Você poderá sentir seu nariz bloqueado após a rinoplastia e ter que respirar pela boca. Ocasionalmente, é necessário colocar tampões nasais nas primeiras 24 horas do pós cirúrgico o que pode causar algum incômodo e exigir uma respiração oral.

Agende uma Consulta

Deixe mensagem no WhatsApp (31) 99698-7200, ligue (31) 3324-8748 ou preencha o formulário abaixo e agende sua avaliação

O que falam da Dra. Júlia

"Sensacional! Ética, competente, estudiosa, batalhadora!!! Admiro como colega e como pessoa!!!! É um prazer anestesiar o paciente quando o cirurgião é competente!!!!"

Ana Carolina Martins

"Sucesso total pra você! Você merece demais! A alegria que você me proporcionou não tem preço! Resultado perfeito! Sonho realizado!"

Daniele Franklin

 

"Trabalhei por anos ao lado desta pessoa 
exemplar. Dra. Júlia Melo é exímia profissional pois em sua jornada como médica nunca lhe faltou competência, ética, dedicação, respeito, honestidade e acima de tudo Amor ao próximo. Sucesso é apenas consequência para vc moça bonita!"

 
Rosélia Costa

 

        

Clínica de Belo Horizonte

Clínica Revittá
Rua dos Timbiras 2072, sala 1.207
Lourdes - Belo Horizonte-MG

Fale com nossa Clínica

drajuliamelobh@gmail.com
Tel: (31) 3324-8748
WhatsApp (31) 99698-7200

Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Dra. Júlia Mello – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design