Ninfoplastia

A ninfoplastia reduz os pequenos lábios vaginais.

ninfoplastia

A ninfoplastia ou cirurgia plástica íntima de redução de pequenos lábios, também chamada labioplastia, é uma cirurgia para reduzir o tamanho dos pequenos lábios, a alça de pele que fica em cada lado e mais próxima da abertura vaginal.

Algumas mulheres consideram fazer uma ninfoplastia porque não gostam da aparência de seus pequenos lábios, ou porque os pequenos lábios causam desconforto, odor ou incomodam esteticamente em biquínis e calças mais apertadas.

Esta é uma decisão importante que você deve avaliar cuidadosamente. É natural e perfeitamente  normal que mulheres tenham dobras de pele perceptíveis em torno de sua abertura vaginal. Na maioria dos casos isso não deve causar nenhum problema (menos de 1%).

A labioplastia é uma cirurgia simples, ainda que por ser um procedimento cirúrgico, acarrete alguns riscos. Não há também garantia de resultados, mas normalmente a ninfoplastia, bem realizada, deixa as mulheres satisfeitas, ocorrendo pouca incidência de problemas.

Se você está pensando em fazer a cirurgia plástica íntima, é uma boa atitude discutir seus planos com um cirurgião plástico.

Escolhendo seu cirurgião plástico

Se você estiver procurando um cirurgião plástico para realizar sua ninfoplastia, verifique o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e ache o nome do cirurgião indicado. Esse é o atalho ideal para achar um médico credenciado para realização de um procedimento em cirurgia plástica. A Dra. Júlia Melo, é parte integrante da SBCP e de outras Sociedades importantes no Brasil e  no mundo.

É importante que seu cirurgião seja experiente no procedimento, por mais simples que a labioplastia lhe pareça. Pergunte sempre quantas cirurgias já realizou e qual a sua experiência naquela cirurgia em especial.

Para algumas pessoas, o fato de o médico ser uma mulher, uma cirurgiã plástica, pode acrescentar segurança e credibilidade. Realizar a ninfoplastia com alguém que se identifica com a sua situação e que tem a mesma sensibilidade pode facilitar as coisas e te deixar mais calma e preparada.

Não se esqueça também de que é importante saber onde a cirurgia será realizada. Ateste de que o hospital de escolha seja de alta qualidade.

Ninfoplastia: A Cirurgia

A ninfoplastia consiste na redução dos pequenos lábios que, devido a defeitos congênitos ou devido a outros tipos de problemas, adquirem aspecto hipertrófico, “flacidez” ou assimetria, pode levar a desconforto, odor e até facilitar infecções urinárias.

A labioplastia pode ser realizada com anestesia geral ou anestesia local com sedação.

O procedimento se resume em eliminar o excesso de pele dos pequenos lábios, remodelando-os a um tamanho desejado. O tecido indesejado é cortado com um bisturi ou possivelmente à laser, e a borda aberta é suturada com pontos finos e reabsorvíveis.

Em certos casos, o rejuvenescimento da área íntima pode ser combinado com outras cirurgias, principalmente a dos grandes lábios e com a Lipoaspiração do Monte de Vênus.

cirurgia plastica intima

Técnicas Cirúrgicas

Ressecção em cunha ou longitudinal?

Duas técnicas são comumente usadas na labioplastia. O método “longitudinal” se dá por meio de uma incisão contínua ao longo da borda dos pequenos lábios. O método “em cunha” produz uma cicatriz mais curta e transversal ao invés de uma cicatriz ao longo da borda, e aperta toda a extensão dos pequenos lábios (os pequenos lábios vaginais internos). O método “em cunha” é um procedimento mais complexo e menos comum pois sem a técnica correta pode gerar uma cicatrização ‘enrugada’.

De toda forma ambos os métodos têm seus fãs entre os cirurgiões plásticos. Converse com a Dra. Júlia Melo sobre o método mais recomendado para você. Isso só pode ser decidido de forma personalizada, mas no geral a escolha de preferência é a ressecção longitudinal, que oferece menos complicações e um resultado mais limpo.

Todo o procedimento leva cerca de uma a duas horas. Alguns pacientes podem ir para casa no mesmo dia.

cicatriz ninfoplastia

Lipoaspiração do Monte de Vênus

Muito associada à ninfoplastia, uma das chamadas cirurgias plásticas íntimas mais comuns se chama ‘lipoaspiração do monte de vênus’. Essa lipo reduz o abaulamento na região pubiana e pode ser um casamento perfeito para aquelas mulheres que desejam reestetizar de forma global a região.

lipo monte de vênus

Recuperação

A recuperação da ninfoplastia pode levar um tempo. Devido à umidade da região somente em alguns meses a pele estará completamente cicatrizada e os resultados 100% ideais.

A maioria das pacientes estará desperta logo após o procedimento. Durante as primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia, os pacientes devem colocar compressas de gelo na região para minimizar o inchaço e os hematomas. Tarefas de rotina são encorajadas desde que não haja irritação ou pressão nos locais da incisão. Roupas soltas e “calcinhas de vovó” de algodão, bem larguinhas são obrigatórias. Após 72 horas você poderá retomar as atividades regulares, certificando-se de que haja um mínimo de atrito nos pequenos lábios. As pacientes podem dirigir já no dia seguinte, desde que não estejam tomando analgésicos prescritos ou relaxantes musculares.

Pode-se retornar ao trabalho dentro de 2 a 3 dias, desde que seja evitada atividade física rigorosa. Os pontos geralmente se dissolvem no compromisso de 6 semanas de acompanhamento.

Quanto tempo leva para voltar a ter relações sexuais?

Durante a recuperação de 6 semanas, as pacientes estarão em repouso pélvico, com relações sexuais proibidas. Deve ser evitadas também banheiras / banheiras de hidromassagem ou nadar no mar e água doce. Exercícios rigorosos como ciclismo, equitação, jet skis e motocicletas devem ser evitados durante o período de recuperação. A Dra. Júlia indicará com precisão os tempos de retorno às atividades específicas de acordo com sua recuperação.

Durante a recuperação você precisará:

  • manter a área limpa e livre de infecção
  • usar roupas íntimas de algodão, bem soltas para evitar fricção
  • evitar relações sexuais (sexo) por algumas semanas
  • usar paninhos umedecidos
  • a Dra. Júlia te dará outros conselhos mais específicos que você deverá seguir à risca.

Efeitos colaterais

É típico, após uma labioplastia que possa ocorrer um pouco de dor, hematomas e inchaço por até duas semanas.

Urinar e sentar-se durante este período pode ser desconfortável, embora os analgésicos ajudem a controlar qualquer dor que você possa sentir.

O que pode dar errado

Uma labioplastia pode, ocasionalmente, resultar em:

  • sangramento
  • infecção
  • má cicatrização
  • redução de sensibilidade na genitália

Qualquer tipo de cirurgia também acarreta um pequeno risco de:

  • coágulos
  • reações alérgicas ao anestésico

A Dra. Júlia te explicará tudo que pode acontecer, relatará as probabilidades desses riscos e como as complicações seriam atendidas. De todo modo é importante saber que você estará em um hospital de alto padrão, com UTI e toda disponibilidade. Segurança em cirurgia plástica é fundamental e a Dra. Júlia utiliza não só as mais avançadas técnicas, bem como todas as recomendações de segurança.

Idade Mínima para Labioplastia

A labioplastia não deve ser realizada em meninas menores de 18 anos. Os pequenos lábios ainda podem se desenvolver além da puberdade, no início da idade adulta.

Ninfoplastia, quanto custa

Uma cirurgia plástica como a ninfoplastia tem seu preço baseado em uma série de fatores como: custo do hospital de escolha, cirurgião plástico escolhido, anestesiologista da equipe e obviamente o caso em específico a ser tratado.

Por isso, duvide de quem expõe preços ou valores de cirurgia plástica na internet. É preciso ficar atento e entender que encontrar o cirurgião plástico ideal é como um casamento entre empatia e verificação das credenciais do profissional. O preço da ninfoplastia deve ficar em 3o plano na hora da decisão.

ninfoplastia antes e depois

Perguntas e Respostas sobre a Ninfoplastia

O que é uma cirurgia plástica de redução de pequenos lábios?

A labioplastia é um procedimento ambulatorial realizado para esculpir a pele ao redor da abertura vaginal, chamada labia minora, ou pequenos lábios. Quando muito largos, ou flácidos, os pequenos lábios (lábios internos) podem interferir no exercício da relação sexual e limitar as opções de vestuário devido ao aparecimento de uma protuberância visível ou desconforto. Os pequenos lábios sobressalentes também podem  causar odor e serem um incômodo na higiene íntima.

A maioria das pacientes que se submetem à uma ninfoplastia não desejam que os pequenos lábios se projetem para além dos grandes lábios (lábios externos) ou querem evitar o aparecimento das partes íntimas em vestes justas e biquinis.

Quanto tempo demora a redução de pequenos lábios?

Os procedimentos individuais normalmente levam de 1 a 2 horas. Os procedimentos combinados levam mais tempo dependendo das cirurgias solicitadas pelo paciente.

Onde a ninfoplastia é realizada?

A maioria das ninfoplastias são realizadas em hospitais. Nossa equipe cirúrgica é exclusivamente formada por mulheres e especializada em cirurgia cosmética, enfatizando a segurança do paciente, o conforto e a tranquilidade.

Quanto custa uma ninfoplastia?

Os valores podem variar de acordo com o cirurgião plástico escolhido, o valor da equipe de anestesia, o preço das instalações hospitalares e com o valor das consultas pré e pós-operatórias. É necessário passar pela consulta de avaliação e pelo exame físico da Dra. Júlia Melo, além de conversar sobre todos esses pontos para estabelecimento de um preço e condições de pagamento para a realização da ninfoplastia.

A ninfoplastia é coberta pelo meu convênio?

A labioplastia é geralmente categorizada como um procedimento eletivo cosmético, como aumento de mama e lipoaspiração. Pela nossa experiência, a cobertura não é comum, mas tudo depende do plano de saúde. É importante que você verifique com seu convênio ANTES de agendar qualquer procedimento. A Dra. Júlia Melo é uma cirurgiã plástica que atende grande número de planos de saúde. Verifique a possibilidade.

A ninfoplastia deve ser realizada apenas por um cirurgião plástico?

Não, mas é recomendado. Ginecologistas também podem obter credencial para realização do procedimento, mas lembre que somente cirurgiões plásticos tendem a concentrar a maior parte de sua prática e tempo nos procedimentos cosméticos, tendo grande experiência com cirurgias sérias como aumento de mama, lifting facial e outras que dão conhecimento e credibilidade para realização do rejuvenescimento vaginal. Quando um procedimento é oferecido como secundário, dificilmente o profissional terá a perícia e a experiência ideal.

Idealmente, os pacientes procurarão um especialista que realizou centenas ou milhares de procedimentos de ninfoplastia e que está intimamente familiarizado com a anatomia, escolhas cirúrgicas, preferências do paciente e tem experiência suficiente para fornecer ótimos resultados estéticos e funcionais.

Para escolher um cirurgião plástico qualificado:

  • Verifique suas credenciais
  • Considere o número de procedimentos de rejuvenescimento vaginal realizados
  • Solicite depoimentos de pacientes

Quais são as queixas típicas das mulheres que optam pela redução de pequenos lábios?

As queixas mais frequentes incluem dor e irritação por atrito com roupas mais justas (especialmente jeans e roupas de ginástica), bem como incômodo na atividade sexual, e até em esportes como ciclismo ou cavalgadas. A aparência protuberante ao usar determinadas roupas também é uma das queixas mais comuns.

Para algumas mulheres, os pequenos lábios alargados ou assimétricos podem causar constrangimento ou interferir no relacionamento sexual.

Uma porcentagem significativa de nossas pacientes simplesmente não gosta da aparência de seus pequenos lábios.

Quais são os riscos cirúrgicos da ninfoplastia?

Os riscos da ninfoplastia são extremamente raros e observados em menos de 1% dos casos. As complicações podem incluir infecção, sangramento, cicatrizes mal formadas e lesões nervosas. Como medida de comparação os riscos envolvidos em uma gravidez e seu parto são significativamente maiores do que os riscos associados à labioplastia com um cirurgião plástico experiente.

Que tipos de anestesia podem ser usados?

Anestesia geral ou local com sedação podem ser a escolha. O anestésico específico será determinado de acordo com a forma com que você lida com uma cirurgia e após uma discussão com nosso anestesiologista.

Como é a recuperação após a ninfoplastia?

Tarefas domésticas sem esforço podem ser feitas desde que não haja irritação ou pressão nos locais da incisão. Calcinhas largas de algodão são obrigatórias. Após 4 dias você poderá retomar as atividades regulares certificando-se de que há não haja atrito na região íntima. As pacientes podem dirigir já no dia seguinte e retornar ao trabalho dentro de 2 a 3 dias, desde que seja evitada atividade física rigorosa.

Os pontos geralmente se dissolvem ao longo de 6 semanas. Durante as 6 primeiras semanas, pede-se repouso pélvico (sem relações sexuais ou masturbação) e não se deve banhar-se em local público ou compartilhado. Exercícios rigorosos devem ser evitados durante o período de recuperação.

Quanto tempo depois da ninfoplastia posso voltar a trabalhar?

A maioria das pacientes retorna ao trabalho dentro de 2 a 3 dias.

Quanto de dor posso esperar após a ninfoplastia?

Você deve esperar uma dor limitada nas primeiras 18 a 24 horas. Depois disso, a maioria dos pacientes relatam desconforto leve a moderado e inchaço por alguns dias, o que pode ser facilmente controlado por analgésicos e compressas frias. É provável que você tenha algumas dores ou sensibilidade por algumas semanas após a cirurgia, geralmente exigindo apenas antiinflamatórios e analgésicos de rotina.

Quando posso fazer sexo depois da cirurgia?

Pedimos que você se abstenha de relações sexuais e masturbação por 6 semanas para garantir os melhores resultados estéticos.

Terei cicatrizes após a labioplastia?

Qualquer incisão no corpo deixará algum tipo de cicatriz. A cicatrização dos pequenos lábios, no entanto, tende a ser ótima, já que as incisões são pequenas, o tecido é fino e tem bom suprimento de sangue. Além disso os pequenos lábios já têm naturalmente uma aparência ligeiramente “enrugada”. Normalmente a aparência é tão natural que o seu ginecologista nem deve perceber que você fez uma cirurgia plástica íntima.

A ninfoplastia afetará minha satisfação sexual?

Para a maior parte das mulheres, o aumento da autoconfiança e o tecido labial reduzido podem, na verdade, melhorar a sensação e a experiência sexual. A capacidade do paciente de atingir estímulos e orgasmos clitorianos não deve ser diminuída, pois a Dra. Júlia Melo toma o maior cuidado para poupar o clitóris de qualquer lesão durante a cirurgia, protegendo este órgão extremamente sensível.

Quanto tempo vai demorar para ver os resultados finais?

Resultados finais são tipicamente apresentados aos 6 meses da cirurgia. No prazo de 6 semanas, os pontos devem ter se dissolvido e a maioria dos hematomas e inchaços já terá desaparecido.

A labioplastia pode ser combinada com outros procedimentos?

Sim. Quando necessário os cirurgiões plásticos recomendam combinar o rejuvenescimento dos pequenos lábios com uma lipoaspiração do monte de vênus. É possível também combinar procedimentos eletivos, como aumento de mama, lipoaspiração ou abdominoplastia. Minimiza-se assim o risco, a inconveniência e o custo de múltiplas cirurgias.

A Dra. Júlia Melo realiza a ninfoplastia à laser?

Proficiente em muitos instrumentos cirúrgicos, incluindo laser, bisturi elétrico, tesoura cirúrgica e o bisturi tradicional, a Dra. Júlia não tem uma escolha antecipada. O instrumento mais adequado para a sua cirurgia em particular será discutido durante a consulta inicial e as vantagens e desvantagens de cada instrumento podem ser analisadas nessa conversa.

Como são os pequenos lábios normalmente?

Não existem pequenos lábios “normais”, como não existem tamanhos de seios normais. Isso é muito pessoal e impossível de definir. Toda pessoa tem sua própria anatomia individualizada – os pequenos lábios podem ser grossos, finos, escuros ou rosados, e em todos os tamanhos e formatos. Quando se solicita a ninfoplastia dos pequenos lábios (lábios internos), geralmente o pedido é para que eles não se projetem muito além dos grandes lábios (lábios externos). As mulheres desejam tê-los mais uniformes e com aparência mais jovem e pouco protuberantes. Se seus pequenos lábios te incomodarem pode sim ser hora de pensar em um rejuvenescimento íntimo.

 É possível clarear a pele dos meus pequenos lábios e região íntima?

A pele mais escura, atribuída a alterações HORMONAIS ou fatores genéticos, geralmente pode ser tratada cirurgicamente, com creme receitado ou com peelings químicos no consultório. Discuta com a Dra. Júlia a possibilidade de clareamento da região íntima.

Agende uma Consulta

Deixe mensagem no WhatsApp (31) 99698-7200, ligue (31) 3324-8748 ou preencha o formulário abaixo e agende sua avaliação

O que falam da Dra. Júlia

"Sensacional! Ética, competente, estudiosa, batalhadora!!! Admiro como colega e como pessoa!!!! É um prazer anestesiar o paciente quando o cirurgião é competente!!!!"

Ana Carolina Martins

"Sucesso total pra você! Você merece demais! A alegria que você me proporcionou não tem preço! Resultado perfeito! Sonho realizado!"

Daniele Franklin

 

"Trabalhei por anos ao lado desta pessoa 
exemplar. Dra. Júlia Melo é exímia profissional pois em sua jornada como médica nunca lhe faltou competência, ética, dedicação, respeito, honestidade e acima de tudo Amor ao próximo. Sucesso é apenas consequência para vc moça bonita!"

 
Rosélia Costa

 

        

Clínica de Belo Horizonte

Clínica Revittá
Rua dos Timbiras 2072, sala 1.207
Lourdes - Belo Horizonte-MG

Fale com nossa Clínica

drajuliamelobh@gmail.com
Tel: (31) 3324-8748
WhatsApp (31) 99698-7200

Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Dra. Júlia Mello – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design