Abdominoplastia

A abdominoplastia retira a flacidez abdominal.

abdominoplastia

 

 

 

 

 

 

A cirurgia plástica do abdome, conhecida mais comumente como abdominoplastia, é o procedimento cirúrgico responsável por eliminar o excesso de pele e gordura do abdômen médio e inferior e corrigir a diástase dos músculos abdominais, uma das principais  responsáveis pela flacidez ao nível da cintura.

A abdominoplastia pode reduzir drasticamente a aparência protuberante do abdome e devolver a silhueta mais “enxuta”. No entanto, é importante ter em mente que essa cirurgia plástica produz uma cicatriz permanente, que, dependendo da extensão da flacidez pode ser curta – na miniabdominoplastia- ou se estender de um lado ao outro do quadril na abdominoplastia clássica.

Se você está considerando a abdominoplastia, este artigo lhe dará uma compreensão básica do procedimento: quando ele pode ajudar, como é realizado e quais resultados você pode esperar. Não se pode responder todas as perguntas em apenas um artigo, pois as escolhas dependem muito do paciente e do cirurgião em questão, mas esperamos trazer a você um entendimento que lhe permita fazer uma consulta de avaliação bem preparado, o que é fundamental.

Bons candidatos para abdominoplastia

Os melhores candidatos à abdominoplastia são homens e mulheres em relativa boa forma, mas que se incomodam com depósitos de gordura e pele na região abdominal que não respondem à dieta ou exercício. A cirurgia é particularmente útil para mulheres que passaram por uma ou mais gestações e sofreram com o esticar dos músculos abdominais e da pele além do limite natural.

A perda de elasticidade da pele é comum com o passar dos anos e pode fazer com que pacientes mais velhos recorram a cirurgia mesmo após emagrecimentos leves.

Pacientes que pretendem perder muito peso devem adiar a cirurgia. Mulheres que planejam futuras gestações devem esperar, pois os músculos verticais do abdome, que são reaproximados durante a cirurgia, podem se separar novamente durante uma nova gravidez.

A abdominoplastia é benéfica para quem tem:

  • Abdômen protuberante.
  • Pele abdominal solta e flácida que pode até pender sobre as cicatrizes de cirurgias abdominais anteriores, como a cesariana.
  • Músculos abdominais enfraquecidos pela gravidez ou envelhecimento, que causam diástase (afastamento) dos músculos abdominais.
  • Peso ideal ou próximo do ideal e um estilo de vida saudável.
  • Consciência de que uma cicatriz será gerada pela cirurgia, mas entende que isso é uma consequência natural e preferível à flacidez abdominal.

Existem diferentes tipos de técnicas de abdominoplastia devido à variabilidade no grau de diástase muscular e flacidez da pele.

miniabdominoplastia x abdominoplastia clássica

O que devo considerar antes de fazer esta cirurgia?

É importante notar que uma abdominoplastia não visa ao emagrecimento apesar de reduzir o peso corporal em 2 a 5 Kg nos casos mais severos. Esta cirurgia não será útil nos casos de obesidade extrema e não pode ser realizada em pacientes fumantes que não conseguem largar o cigarro.

Algumas outras coisas que você pode precisar considerar são:

  • Você está feliz com seu peso corporal ou você pretende perder peso no futuro?
  • Você ainda planeja ter filhos?
  • Você já considerou a perspectiva de cicatrizes em seu abdômen?
  • Você pode ficar parada no trabalho pelo tempo necessário para uma recuperação adequada?

Tipos de Abdominoplastia

Abdominoplastia Completa

A abdominoplastia completa é o procedimento mais comum na abdominoplastia. Na abdominoplastia completa a cicatriz é cuidadosamente posicionada abaixo da linha do biquíni e, apesar de longa, é o preço a se pagar por uma melhora global na silhueta abdominal.

Na abdominoplastia clássica a região flácida atinge uma área mais alta, alcançando a região do umbigo, que é sutilmente descolado e liberado da pele. A pele então é tracionada para baixo permitindo a remoção da área atingida. O procedimento permite também que os músculos abdominais sejam apertados em toda a sua extensão, desde o osso púbico até o externo.

Finalmente a sutura é feita, devolvendo o tônus natural do abdome. O umbigo então é realocado em um novo orifício, perfeitamente simétrico, ao final do procedimento.

A Dra. Júlia Melo utiliza as técnicas mais modernas para a abdominoplastia clássica, maximizando a qualidade do resultado final e tornando a recuperação o mais confortável possível. O Dra. Júlia não utiliza rotineiramente os drenos na abdominoplastia, uma das preocupações mais significativas para a maioria dos pacientes.

A abdominoplastia completa proporciona uma melhoria de contorno na região abdominal, e é a técnica padrão para um grau de flacidez mais severo, muito comum em casos de gravidezes múltiplas, ou após uma perda de peso considerável.

As temidas estrias que se apresentem na região abaixo do umbigo serão eliminadas como consequência da abdominoplastia completa.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é a cirurgia plástica indicada se você apresenta uma pequena quantidade de flacidez de pele restrita principalmente ao baixo ventre, na região abaixo do umbigo. É a melhor técnica se houver menor necessidade de correção da diástase abdominal.

A cicatriz gerada pela miniabdominoplastia é mais curta que a abdominoplastia completa ou clássica e localiza-se acima da área pubiana. A gordura e a pele flácida são removidas da área acima do púbis e lipoaspirações adicionais também podem ser feitas para melhorar a forma geral.

Na miniabdominoplastia da Dra. Júlia Melo, o umbigo é movido de 1 a 2 cm. Como a miniabdominoplastia também pode exigir uma correção menos ampla da diástase muscular (mais restrita à parte baixa do abdome), a sua recuperação é geralmente um pouco mais rápida e a cicatriz um pouco mais curta.

 “Abdominoplastia Estendida” e Abdominoplastia Circunferencial

Para um excesso de pele mais extremo, há uma variedade de tipos de abdominoplastia que podem ser realizadas. Uma abdominoplastia estendida corrige o excesso de pele e gordura que contornam boa parte do abdome alcançando os flancos.

Já naqueles casos em que o paciente se submeteu a uma cirurgia plástica bariátrica para redução extrema de peso, a cicatriz pode ser circunferencial e cobrir toda a volta do torso.

tipos de abdominoplastia

Consulta

A maioria dos pacientes de abdominoplastia fica ansiosa ao chegar para a consulta. Muito material disponível na internet impressiona os pacientes, e nossas recepcionistas já cientes disso tentam deixar os pacientes o mais confortáveis possível. Familiares ou acompanhantes podem se fazer presentes na consulta se isso ajudá-los a se sentirem melhores.

Cada cirurgião plástico lida com suas consultas de uma maneira um pouquinho diferente.

A Dra. Júlia prefere sempre sentar e discutir com o paciente suas expectativas, preocupações e os resultados desejados. Um bom papo ajuda a integrar e alinhar os objetivos antes do exame físico. Ela perguntará também sobre o seu histórico médico e sobre seus hábitos alimentares.

Certifique-se de informar à Dra .Júlia Melo, com sinceridade, se você fuma e se está tomando algum medicamento, vitaminas ou outras drogas.

O Exame Físico

A Dra. Júlia irá então examiná-lo. Ela solicitará que você se retire para o local de exames e que tire o sutiã, e talvez a sua calcinha, para permitir que a região do abdome e adjacências seja examinada.

A Dra. Júlia Melo avaliará então a extensão dos depósitos de gordura na região abdominal e a condição e elasticidade da pele. Avaliará também a quantidade de pele em seu abdômen a ser removida e se o reparo muscular é necessário. Ela pode beliscar ou puxar sua pele suavemente para testar a frouxidão. Você pode ser solicitado a curvar-se levemente e relaxar os músculos do estômago.

Normalmente, o que se segue é uma discussão das várias opções e a recomendação do que produziria o resultado ideal. As escolhas passam pela miniabdominoplastia, pela abdominoplastia completa e envolvem também a possibilidade da lipoaspiração, associada ou não ao procedimento de abdome.

A Dra. Júlia exporá não apenas os benefícios do procedimento, mas também os possíveis problemas que podem surgir para que você esteja completamente preparado para o pré e pós operatório.

diástase abdominal

Finalizando a Consulta

Em certo ponto ao final da consulta você deve receber uma cotação para o custo do procedimento. O valor da abdominoplastia envolve uma série de fatores como a taxa cirúrgica, o custo hospitalar da sala de cirurgia e do anestesista apropriado.

Seja franco em discutir suas expectativas com a Dra. Júlia. Ela será igualmente franca com você descrevendo suas alternativas, os riscos e limitações do procedimento.

Agendamento da Cirurgia e Consultas Pré-Operatórias

A partir daí pode-se agendar uma data de cirurgia ao final da consulta, mas não está obrigado a fazê-lo. Caso a escolha pela Dra. Júlia seja definida no momento, os exames de risco cirúrgico serão passados e a rotina pré operatória com eventuais consultas pré agendadas.

Você deve sair de sua consulta com informações suficientes para tomar uma decisão sobre a cirurgia mas pode solicitar uma segunda consulta, caso reste alguma dúvida.

Preparando-se para a sua cirurgia

A Dra. Júlia Melo lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo orientações sobre o que comer e beber antes do procedimento, e quais vitaminas e medicamentos evitar e por quanto tempo.

Se você fuma, planeje parar pelo menos 15 dias antes da cirurgia e não retome o tabagismo por pelo os mesmos 15 dias após a cirurgia. Evite a superexposição ao sol antes da cirurgia, especialmente no abdome, e não faça uma dieta rigorosa, pois ambos podem inibir sua capacidade de cicatrização. Se você manifestar resfriado ou infecção de qualquer tipo, sua cirurgia provavelmente será adiada.

As abdominoplastias clássicas tem regime de internação, portando você deve providenciar algum familiar ou amigo para te acompanhar e que possa levá-lo para casa após a internação, além de auxiliar durante um ou dois após a alta hospitalar.

No final da consulta pré operatória, onde você apresentará os exames de risco cirúrgico e será orientado para a cirurgia, você receberá um formulário de consentimento informado. Este é o termo que descreve todos os possíveis riscos de uma abdominoplastia. Você terá que ler em casa, assinar e entregar no dia da cirurgia. Este termo declara que você foi totalmente informado sobre todos os riscos e que os compreende completamente.

Onde a cirurgia será realizada

As abdominoplastias são realizadas em um centro cirúrgico. No caso da Dra. Júlia Melo, serão disponibilizadas algumas opções de hospital para sua escolha. Essas opções são da mais alta qualidade e segurança, mas podem variar um pouco em preço, o que pode facilitar a sua escolha por um orçamento mais adequado.

Tipos de Anestesia

A anestesia peridural, combinada com um sedativo para deixá-lo sonolento, é a escolha da Dra. Júlia para quase todos os procedimentos de abdominoplastia. A anestesia local permite sua ida para casa com mais rapidez.

A cirurgia

A abdominoplastia completa geralmente leva de duas a cinco horas, dependendo da extensão do trabalho necessário e da concomitância ou não com a lipoaspiração. A Dra. Júlia costuma associar a abdominoplastia com a lipoaspiração das costas e dos flancos, o que melhora mais ainda o contorno corporal.

A miniabdominoplastia pode demorar uma ou duas horas.

Nas abdominoplastias a Dra. Júlia fará uma longa incisão quadril a quadril, logo acima da região púbica. Uma segunda incisão é feita para liberar o umbigo do tecido circundante.

Em seguida ela separará a pele da parede abdominal até as costelas e levantará uma grande aba de pele para revelar os músculos verticais do abdômen. Estes músculos são apertados e costurados em sua nova posição mais ajustada. Isso proporciona uma parede abdominal mais firme, estreitando as medidas da linha da cintura.

A aba de pele é então esticada e a pele flácida removida. Um novo orifício é cortado para o umbigo, que é então suturado no lugar. Finalmente, as incisões serão costuradas, os curativos aplicados e um dreno temporário poderá ou não ser inserido para eliminar o excesso de líquido no local da cirurgia.

Na miniabdominoplastia da Dra. Júlia o trabalho é feito exatamente como na abdominoplastia clássica, a diferença é que o umbigo não é cortado sendo apenas deslocado de 1 a 2 cm. A cicatriz da miniabdominoplastia as vezes é tão grande quanto do abdominoplastia clássica sendo a maior diferença entre os procedimentos o reposicionamento do umbigo.

a cirurgia de abdominoplastia

Depois da cirurgia

Nos primeiros dias, seu abdômen provavelmente ficará inchado e você sentirá alguma dor e desconforto que podem ser controlados com medicação. Dependendo da extensão da cirurgia, você pode ser liberado dentro de algumas horas ou ter que permanecer internado por uma a duas noites.

A Dra. Júlia Melo lhe dará instruções sobre os banhos e a troca de curativos. E embora você não se sinta muito segura de ficar em pé no início, deve começar a andar o mais rápido possível.

Os pontos não absorvíveis do umbigo devem ser removidos em 14 dias.

Voltando ao normal

Pode levar algumas semanas ou meses para você se sentir como era e parar de “sentir” seu abdome repuxar. Se você estiver em forma antes da cirurgia a recuperação da abdominoplastia será muito mais rápida. Algumas pessoas voltam ao trabalho depois de duas semanas, enquanto outras demoram três a quatro semanas para descansar e se recuperar.

Exercícios leves irão ajudá-lo a se reestabelecer e sentir melhor mais rápido. Mesmo pessoas que nunca se exercitaram antes devem começar um programa de exercícios para reduzir o inchaço, diminuir a chance de coágulos sanguíneos e tonificar os músculos. Exercício vigoroso, no entanto, deve ser evitado até que você possa fazê-lo confortavelmente.

A incisão pode ter um aspecto pior durante os primeiros três a seis meses à medida que vai cicatrizando, mas isso é normal. Espera-se que demore nove meses a um ano antes de suas cicatrizes se aplainarem e esmaecerem. Apesar de não desaparecerem completamente, cicatrizes abdominais não ficarão evidentes sob a maioria das roupas ou mesmo sob trajes de banho pois são planejadas para ficar abaixo da linha do biquíni.

Seu novo visual

A abdominoplastia completa ou a miniabdominoplastia, produz excelentes resultados para pacientes com músculos abdominais enfraquecidos, abaulamento da barriga e flacidez de pele. Na maioria dos casos, os resultados são duradouros se você seguir uma dieta equilibrada e se exercitar regularmente.

Se você é realista em suas expectativas e está preparado para as consequências de uma cicatriz permanente e um longo período de recuperação, a abdominoplastia é uma ótima opção para você.

abdominoplastia antes e depois

Complicações e efeitos colaterais

Como esperado, você terá dor e inchaço após a cirurgia. Seu médico pode prescrever um analgésico e irá instruí-lo sobre a melhor forma de tratar a dor. A dor pode durar várias semanas ou meses. Você também pode ter dormência, hematomas e cansaço geral durante o mesmo período de tempo.

Como em qualquer cirurgia, existem riscos. O risco de complicações aumentará se você tiver problemas de circulação, diabetes, doença cardíaca, pulmonar, doença hepática ou se fumar.

 As complicações podem incluir:

  • Hematoma (sangramento)
  • Infecção
  • Seroma (acumulação de fluido)
  • Cicatrização deficiente
  • Perda de pele
  • Coágulos de sangue
  • Dormência ou outras alterações
  • Riscos relacionados à anestesia
  • Mudanças no tom da pele circundante
  • Inchaço duradouro
  • Necrose gordurosa (morte de tecido adiposo localizado profundamente na pele)
  • Deiscência da sutura
  • Assimetria (desigualdade ou desequilíbrio)

Agende uma Consulta

Deixe mensagem no WhatsApp (31) 99698-7200, ligue (31) 3324-8748 ou preencha o formulário abaixo e agende sua avaliação

O que falam da Dra. Júlia

"Sensacional! Ética, competente, estudiosa, batalhadora!!! Admiro como colega e como pessoa!!!! É um prazer anestesiar o paciente quando o cirurgião é competente!!!!"

Ana Carolina Martins

"Sucesso total pra você! Você merece demais! A alegria que você me proporcionou não tem preço! Resultado perfeito! Sonho realizado!"

Daniele Franklin

 

"Trabalhei por anos ao lado desta pessoa 
exemplar. Dra. Júlia Melo é exímia profissional pois em sua jornada como médica nunca lhe faltou competência, ética, dedicação, respeito, honestidade e acima de tudo Amor ao próximo. Sucesso é apenas consequência para vc moça bonita!"

 
Rosélia Costa

 

        

Clínica de Belo Horizonte

Clínica Revittá
Rua dos Timbiras 2072, sala 1.207
Lourdes - Belo Horizonte-MG

Fale com nossa Clínica

drajuliamelobh@gmail.com
Tel: (31) 3324-8748
WhatsApp (31) 99698-7200

Copyright 2017 © – Todos os direitos reservados à Dra. Júlia Mello – Desenvolvido pela ZUMPP | Premium Design